Novembro Azul traz a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Taxa de cura passa dos 90% com o diagnóstico precoce, segundo o Dr. André Meirelles

A campanha do Novembro Azul retrata sobre o câncer de próstata e a prevenção. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 29% dos homens foram diagnosticados com a doença.

A conscientização é um dos principais modos de prevenir o câncer, segundo o médico urologista, Dr. André Meirelles, procurado pelo Jornal Terceira Visão. São feitos dois exames para diagnosticar a doença, o de toque retal e o de sangue.

Os sintomas da doença são complexos. Na maioria dos casos eles começam a surgir na fase avançada, como a dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e a presença de sangue na urina/ e ou no sêmen.

 “Como o tumor de próstata na fase inicial, que é o melhor momento para fazer o diagnóstico, não dá muitos sintomas, os homens devem procurar o urologista independente dos sinais”, destacou ele.

De acordo com o urologista, a taxa de cura passa dos 90% com o diagnóstico. Demonstrando como é importante a realização das campanhas como o Novembro Azul, conscientizando os homens a cuidarem da saúde.

 “O segredo realmente é esse, fazer uma prevenção, um diagnóstico precoce e com isso, os dados de mortalidade do câncer de próstata tende a diminuir cada vez mais”, concluiu ele.

A maior dificuldade para os homens era a realização do exame de toque, mesmo que o assunto continua sendo um tabu, o urologista há mais de 20 anos na profissão, Dr. André Meirelles, enxerga uma mudança.

 “Eu sinto que gradativamente os homens foram perdendo esse preconceito. Então é muito comum que eles já vem pra consulta sabendo que irão realizar o exame, e eu acho que graças a essas campanhas, como o Novembro Azul, isso tem sido conscientizado cada vez mais”, explicou.

Leia anterior

Os cuidados que seu cão precisa na primavera

Leia a seguir

Recordar é viver