Obras do novo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal de Valinhos começaram

Com as obras concluídas, a cidade será incluída na lista de cidades com uma central avançada, sustentada na tecnologia, inovação e inteligência na área de segurança

Projeto COI

Nesta quinta-feira, 30, foi iniciada as obras para a construção do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, uma obra da Prefeitura de Valinhos, quando estiver concluída, a cidade será incluída na lista de cidades com uma central avançada, sustentada pela tecnologia, inovação e inteligência na área de segurança com equipamentos sofisticados para combater à criminalidade. Na semana que vem, uma reunião acontece para a licitação das empresas interessadas na instalação dos móveis do COI.

Obras sendo realizadas no COI

A prefeita Lucimara Godoy revelou que, acontecerá uma renovação da frota de viaturas locadas da GCM, continuando com os atendimentos de ocorrências. Com os novos veículos 0km, as equipes atuam com mais segurança e rapidez nos chamados através do telefone de emergência 153.

Está acontecendo um processo de implantação, em pontos de monitoramento por câmeras em locais estratégicos da cidade, que vão alimentar a GCM com informações sobre veículos produtos de crime, furtados, roubados ou cujo proprietário esteja envolvido em crimes ou mandato de prisão em aberto.”Esse sistema de monitoramento vai ajudar não somente Valinhos a detectar a presença na cidade de veículos ilícitos, mas também a toda região, pois poderemos fornecer essas informações em tempo real para as forças policiais parceiras atuarem em conjunto”, explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação está sendo muito privilegiada pela prefeita Lucimara. “O investimento na tropa teve um salto nos últimos anos, não somente na questão de agregar equipamentos e viaturas, principalmente na preparação do guarda municipal com armas não letais, armas de alto calibre e precisão, treinamentos, atualização jurídica, enfim elementos que só fortalecem a segurança da cidade”, citou o comandante, lembrando que os novos guardas municipais, aprovados em concurso, estão para ser convocados.

Leia anterior

Ministro Barroso prorroga decisão que suspende despejos de desocupações até 31 de outubro

Leia a seguir

Golpe do emprego falso cresce e faz muitas vítimas