No início deste ano, a ONG ACOVIDAS recebeu uma solicitação para ajudar três jovens venezuelanos que estavam no estacionamento de um supermercado, próximo a Faculdade Anhanguera de Valinhos, com mochilas e pedindo ajuda para os clientes.




Mobilizado pela situação, o presidente da ACOVIDAS, César Fernando Braghetto, foi até o local para conhecer e oferecer ajuda aos jovens Maiklin Antônio Brito Subero, 24 anos; Leandro Enrique Brito Subero, 19 anos; e Luís Antônio Monasterio Díaz, de 22 anos. Por meio da ONG e de empresas parceiras “ofereci ajuda e aceitaram prontamente”, conta César.
De acordo com o presidente da ONG, os jovens disseram que queriam um trabalho para “juntar dinheiro e ir embora para Chapecó, SC, onde estão seus parentes”. Os jovens, que saíram da Venezuela em busca de uma vida digna e entraram no Brasil através do estado de Roraima, contaram que “estão vindo de cidade em cidade, desde Boa Vista, para chegar no seu destino”.
Além de conseguir um trabalho para os jovens e alimentação fora do horário de expediente, por meio de parceria da ACOVIDAS com um restaurante, César fez contato com a Secretaria de Assistência Social de Valinhos, que ofereceu abrigo aos venezuelanos. Por meio dessa ajuda e apoio, os jovens “cumpriram seu objetivo e em uma semana de trabalho receberam o valor para seguirem ao seu destino”, conta César com orgulho.
A ACOVIDAS de Valinhos é uma associação que atua com ajuda humanitária e acolhimento sem fronteiras, atendendo refugiados que chegam na cidade precisando de ajuda. A missão da ONG é acolher, proteger, integrar e ajudar os imigrantes a superarem as dificuldades, até que tenham autonomia para seguir como voluntários da associação, ajudando mais pessoas.
Para conhecer o projeto social e humanitário da ONG (@acovidas ) e obter informações sobre como ajudar por meio de doações de roupas; alimentos; móveis usados; e principalmente oferta de trabalho; acesse acovidas.org.