News

ONU lamenta retomada de bombardeios em Gaza após breve pausa humanitária

O reinício das operações militares em Gaza nesta sexta-feira foi profundamente lamentado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que fez um apelo para que as partes em conflito voltem à mesa de negociações em busca de um “verdadeiro cessar-fogo humanitário”. O representante do Unicef, James Elder, relatou o som das bombas pouco depois das 7h, horário de Gaza, sendo audível no hospital Nasser, no sul da região, descrevendo o impacto imediato nas crianças aterrorizadas e traumatizadas.

Foto: ONU News

As operações bélicas retomaram apenas alguns segundos após o término da pausa humanitária. Centenas de mulheres e crianças se refugiaram no hospital Nasser, onde o representante do Unicef destacou a presença generalizada de “crianças com feridas de guerra”. O retorno da violência ocorreu após uma semana de trégua no conflito entre militantes do Hamas e as forças israelenses, durante a qual foram entregues combustível, alimentos e água essenciais.

A pausa humanitária também possibilitou a libertação de reféns detidos durante o ataque surpresa do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel. Lamentavelmente, o retorno dos confrontos resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas e na libertação de prisioneiros palestinos detidos em Israel. O secretário-geral e o alto comissário de direitos humanos da ONU reforçam o apelo por um cessar-fogo efetivo, enquanto nos hospitais há falta de 3,5 mil leitos e profissionais trabalham 22 horas por dia.

Leia anterior

Bebê brasileira traficada é encontrada em Portugal sob cuidados do parceiro de suspeito

Leia a seguir

A 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho, já tem suas datas definidas para 2024