Polícia Federal desarticula esquema de fraude em prova de Residência Médica e prende oito pessoas em Juiz de Fora

A Polícia Federal deflagrou, na tarde de sábado (19), a Operação R1, em Juiz de Fora (MG), para desarticular um esquema de fraudes em concursos de Residência Médica em todo o país. A ação foi realizada em parceria com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), com foco no ENAMED, exame usado para ingresso em programas de residência.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso planejava fraudar a prova marcada para este domingo, utilizando duas estratégias principais: o envio de respostas corretas por meio de dispositivos eletrônicos e o uso de “laranjas” — pessoas que fariam o exame no lugar dos candidatos, com documentos falsos e auxílio de pontos eletrônicos.

O valor cobrado pelo esquema chegava a R$ 140 mil por candidato aprovado. Durante a operação, oito pessoas foram presas — cinco candidatos, sendo quatro homens e uma mulher, além de três homens que estavam em um hotel de Juiz de Fora e seriam responsáveis pela transmissão das respostas.

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão no Rio de Janeiro, na residência de um dos suspeitos, de forma simultânea à busca pessoal realizada após o exame. Foram apreendidos equipamentos de transmissão de dados usados durante a tentativa de fraude, o que motivou as prisões em flagrante.

Os presos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora para depoimentos e exames de corpo de delito. Em seguida, serão levados ao sistema prisional e permanecerão à disposição da Justiça.

Os envolvidos poderão responder por fraude em certames públicos, associação criminosa e falsidade ideológica. A PF informou que os equipamentos apreendidos passarão por perícia para aprofundar as investigações.

Leia anterior

Câmara de Campinas vota projetos sobre licenças de funcionamento e proteção a animais comunitários nesta segunda (20)

Leia a seguir

Roubo cinematográfico no Louvre: ladrões levam joias da realeza francesa em ação de sete minutos