News

Policiais militares de Valinhos são homenageados por ajuda humanitária no RS

Policiais militares de Valinhos são homenageados por ajuda humanitária no RSApós 15 dias de atuação no Rio Grande do Sul, PMs receberam moção de louvor na Câmara Municipal

Por Bruno Marques

Após a maior catástrofe da história do Rio Grande do Sul, policiais militares de Valinhos atuaram numa missão por 15 dias a fim de ajudar na segurança local e prestar serviços humanitários.
O 1º sargento PM, Renan Leal, é policial militar há 15 anos e atua em Valinhos desde 2010. Foi ele quem recebeu a reportagem do Jornal Terceira Visão na base da Polícia Militar de Valinhos para contar sobre a ação voluntária.

“Cenas de guerra”
Os três PMs passaram do dia de 27 de maio a 10 de junho na missão designada pela corporação. “Em 25 de maio a Polícia Militar de Valinhos foi acionada para encaminhar reforços para auxiliar no policiamento de cidades afetadas pelas grandes enchentes”, contou o sargento Leal, e afirmou que na mesma hora avisou a esposa e se voluntariou.
Havia grande risco no desígnio. “Não sabíamos o que iríamos encontrar. Não sabia em que condição iríamos ficar, enfim, não tínhamos nenhuma informação anterior. Pelas telas de TV e celular não se tem a real noção do estrago que houve”, salientou o sargento detalhando o desastre e comparando a situação com “cenas catastróficas de guerra”.

1.230 quilômetros para ajudar pessoas sem nada
Além do sargento Leal, também foram para a missão o cabo Werner e o soldado Conti, formando o primeiro contingente de apoio. “Fomos em viaturas para lá. Foram 1.230 quilômetros e aproximadamente 15 horas de viagem. Fomos designados para Canoas, cidade vizinha de Porto Alegre, e a terceira maior do estado.
Os PMs de Valinhos atuaram no bairro Matias Velho, numa área de 16km2 totalmente devastada.

Policiamento fez recuar facções que interceptavam doações
Segundo o sargento Leal, facções do crime local que interceptavam doações, e extorquiam moradores, recuaram com a presença dos policiais. “População estava precisando de tudo. Então fizemos serviços humanitários conseguindo doações de água e alimentos. Obtivemos reconhecimento de todos. Mas esta é a nossa missão. Oferecer o bem sem esperar troca”, concluiu.
Sargento Leal, cabo Werner e soldado Conti receberam homenagem na Câmara, através de moção de louvor de autoria do vereador Veiga.

Leia anterior

Lions Clube reforma sala no Casarão da FEAV no valor de R$13 mil

Leia a seguir

Caminhoneiro morre em acidente e interdita acesso à Rod. Dom Pedro em Campinas