Durante a sessão legislativa da última terça-feira, o ex-secretário de Educação e atual presidente do Conselho Municipal do Idoso discursou e comoveu o plenário
Na Tribuna Livre, professor Zeno Ruedell, que foi secretário de Educação de Valinhos por 12 anos e atualmente é presidente do Conselho Municipal do Idoso, fez um discurso comovente. Por cerca de 30 minutos ele explanou sobre a reativação do conselho que agora preside e apresentou dados preocupantes sobre a 3ª Idade.
Ele disse que a população idosa cresce quase geometricamente no país que, daqui dois anos, deverá ser o 6º país do mundo com mais idosos. Professor Zeno também apresentou números referentes à região, com aproximadamente 500 mil idosos e com 17 mil em Valinhos.
O ex-secretário de Educação também mostrou dados alarmantes a respeito de violência contra idoso. “No ano passado foram registradas 102 mil denúncias de violência física e psicológica contra idosos no país. A projeção este ano é que o número dobre. E em quase 90% destes casos as agressões, maus tratos e abandono vêm de dentro da casa das vítimas, através dos próprios filhos ou netos”, lamentou.
No fim do seu discurso, professor Zeno contou que passou mais de 100 dias internado, 92 deles na UTI, ao ser contaminado com Covid, durante a pandemia. Após o comovente relato de superação, tendo ficado cerca de seis meses de cama, professor Zeno foi aplaudido de pé por todos no plenário.