França vai proibir fumo em praias, parques e áreas escolares a partir de julho para proteger crianças

A França anunciou uma nova medida para ampliar as restrições ao tabagismo em espaços públicos, com o objetivo de proteger a saúde das crianças. A partir de 1º de julho, fumar será proibido em praias, parques, jardins públicos, áreas externas de escolas, pontos de ônibus e instalações esportivas em todo o país.

A ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, destacou que “onde há crianças, o tabaco deve desaparecer”. Em entrevista ao jornal Ouest France, ela reforçou que o tabagismo mata cerca de 200 pessoas por dia na França, justificando a ampliação das áreas livres do fumo.

A nova proibição faz parte de uma tendência europeia contra o tabagismo em locais públicos frequentados por crianças. A medida não atingirá os terraços de cafés e não se aplicará aos cigarros eletrônicos.

De acordo com relatório recente do Observatório Francês de Drogas e Tendências de Adição, o tabagismo na França atingiu o menor nível histórico, com pouco menos de 25% da população entre 18 e 75 anos fumando diariamente, índice mais baixo desde o início dos registros na década de 1990.

Outros países europeus têm adotado restrições semelhantes. No ano passado, o Reino Unido anunciou proibição em locais públicos, enquanto algumas regiões da Espanha já proibiram fumar em praias. Desde 2019, a Suécia proíbe o fumo em terraços de restaurantes ao ar livre, pontos de ônibus, plataformas de trem e áreas escolares.

Leia anterior

STF retoma nesta quarta julgamento sobre responsabilidade das redes sociais por conteúdo ilegal

Leia a seguir

Murilo Finamore, promessa do basquete em Valinhos, conquista destaque e inspira jovens atletas