News

Projeto “Memórias Vivas” lança documentário sobre a Imigração Italiana em Valinhos

Trabalho envolveu um meticuloso processo de curadoria, estudo e pesquisa para catalogar as famílias italianas que chegaram à região e contribuíram para o desenvolvimento

O Projeto de Audiovisual Memórias Vivas está prestes a lançar sua segunda edição, intitulada “A Imigração Italiana em Valinhos”. Idealizado por duas valinhenses, Monica Santos e Paula Negrão, o projeto nasceu do desejo de valorizar e resgatar histórias da tradição oral, consideradas um precioso patrimônio imaterial da humanidade.

Em 2022, foi produzido o primeiro audiovisual do projeto, focado no resgate de histórias orais de personagens ilustres da área rural de Valinhos que contribuíram para o desenvolvimento agrícola da região. Agora, a nova produção tem como tema central a imigração italiana em Valinhos, exibindo material inédito e homenageando os 150 anos da imigração italiana no Brasil e os 136 anos em Valinhos. O documentário narra a trajetória de cinco imigrantes italianos que cruzaram o Atlântico em navios a vapor, trazendo consigo alegria, sonhos, esperança e coragem para iniciar uma nova vida na “Terra di Fortuna”.

Produzido pela MS Produções e filmado pela RVB Filmes, o documentário foi selecionado pelo edital de chamamento público, da Lei Paulo Gustavo

O projeto envolveu um meticuloso trabalho de curadoria, estudo e pesquisa para catalogar as famílias italianas que chegaram à região e contribuíram para o desenvolvimento da “Vila dos Vallinhos”. Esse processo contou com a orientação de Evelize Moreira, Analista de Pesquisa do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, e Ludmilila Ferrarezi, Bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Dr. Mário Corrêa Lousada de Valinhos.

Produzido pela MS Produções e filmado pela RVB Filmes, o documentário “Memórias Vivas – Imigração Italiana em Valinhos” foi selecionado pelo edital de chamamento público nº 001/2023, da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal repassados ao município de Valinhos. O lançamento oficial ocorrerá na próxima terça-feira, 25 de junho de 2024, Dia do Imigrante, no Teatro Darci Rossi – Câmara Municipal de Valinhos. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado em plataformas digitais e redes sociais, permitindo acesso gratuito ao público e contribuindo para o conhecimento da história valinhense.

Leia anterior

Revitalização da Quadra do Jardim São Marcos Entra na Fase Final

Leia a seguir

Pais de alunos denunciam falta de professores na EMEB Horácio de Salles Cunha