ONG de Valinhos transforma empatia e educação em ações pela causa animal

Projeto desenvolve programas educativos em escolas, comunidades e bairros, abordando temas como respeito, responsabilidade e convivência

Com uma atuação que vai muito além do resgate e da adoção de animais, o Projeto Vira Lata Vira Casa, de Valinhos, tem como missão principal formar uma sociedade mais empática, sustentável e harmoniosa, em que todos os seres — humanos e animais — sejam respeitados. A iniciativa foi idealizada pela fonoaudióloga Sandra Rossi Giraldello, atual presidente da ONG, que transformou sua paixão pela causa em um movimento social reconhecido na cidade e na região.

O projeto teve sua primeira apresentação em 2017 e foi oficializado em junho de 2019. Desde então, o grupo atua com cerca de 12 voluntários fixos, além de parcerias com empresas e instituições locais. “O Vira Lata Vira Casa nasceu do desejo de transformar mentalidades, de trabalhar valores humanos desde cedo, especialmente com crianças entre 4 e 12 anos. Acreditamos que a empatia é o caminho para uma convivência mais saudável com os animais e com o meio em que vivemos”, explica Sandra.

A ONG desenvolve programas educativos em escolas, comunidades e bairros, abordando temas como respeito, responsabilidade e convivência. O objetivo é ressignificar a cultura e a educação social, estimulando ações conjuntas entre comunidade e poder público. “Resgatar e doar animais é uma consequência do nosso trabalho. Antes de tudo, queremos mudar a forma como as pessoas veem os ‘peludinhos’, mostrando que eles têm sentimentos, necessidades e um papel importante na sociedade”, diz.

O Vira Lata Vira Casa conta com o apoio de empresas que compartilham dos mesmos valores, como Cortag, Grupo Madia, Kátia Festas, Terça da Serra Residencial Sênior e Cobasi.

Entre as ações de destaque, a ONG já realizou o Projeto Piloto na comunidade Jardim das Figueiras, também promoveu o Projeto Verão, em parceria com o poder público. Durante a pandemia, o grupo liderou uma grande campanha de arrecadação, que distribuiu mais de 46 mil itens, incluindo cestas básicas e máscaras, além de estruturas de apoio aos hospitais de Valinhos, como a construção de um anexo no estacionamento do Hospital Galileo.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Variante Arcturus da Covid-19 chega ao Brasil e provoca aumento de casos de conjuntivite

Leia a seguir

Patrícia Rosa: fé, esperança e amor na luta contra o câncer de mama