Projetos em debate na Câmara priorizam mulheres vítimas de violência e inclusão escolar para autistas

Na sessão desta terça-feira, 19, a Câmara de Valinhos discute dois projetos de lei que tratam de temas sociais relevantes. Um deles, proposto pela vereadora Simone Bellini (União), busca dar prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica nas filas de cirurgias reparadoras da rede de saúde municipal.

O objetivo da iniciativa é oferecer apoio às mulheres que sofreram danos físicos e estéticos decorrentes da violência. Na justificativa do projeto, a vereadora destaca a necessidade de combater a violência contra a mulher com medidas que vão além da prevenção e punição, abrangendo também o acolhimento e a recuperação das vítimas.

“A nossa luta é para que a violência contra a mulher deixe de fazer parte da realidade. Na trajetória para alcançar esse ideal, ações voltadas à prevenção, punição, erradicação e acolhimento das vítimas são imprescindíveis”, reforça Simone Bellini.

Outro tema em pauta é o projeto do vereador Edinho Garcia (PRD), que assegura o direito de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entrarem nas escolas públicas e particulares acompanhadas de um terapeuta. Segundo o vereador, o acompanhante terapêutico é essencial para a inclusão escolar, facilitando a adaptação do aluno às atividades de uma sala de aula regular.

“Essa medida busca garantir que o estudante autista tenha suporte necessário para participar plenamente da rotina escolar, promovendo a inclusão de maneira prática e efetiva”, explica Edinho Garcia.

A pauta completa da sessão está disponível no site da Câmara de Valinhos, e a reunião, que começa às 18h30, será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook e pelo YouTube.

Leia anterior

Monique dos Anjos fala sobre a força da negritude na luta por equidade

Leia a seguir

Caravana de Natal da Coca-Cola passará por Campinas nesta terça-feira, 19