News

Questões ambientais e saúde bucal fazem parte do projeto realizado com os alunos da rede municipal de Valinhos

Atividade pedagógica terá peças e ações para conscientizar os pequenos

Dando continuidade na atividade pedagógica realizada no mês de março, os alunos do ensino fundamental I da rede municipal de Valinhos poderão participar das programações durante o mês de abril também. Trazendo aprendizado e conscientização às crianças, o projeto foi desenvolvido e realizado pela Ciência Divertida – Projeto Cultural Diverte Teatro Viajante no Lab.

Através da cultura, entretenimento e arte, a ação apresentará temas ambientais e o cuidado com a saúde bucal aos participantes.

As primeiras escolas que participaram das atividades foram: EMEB’s Antonio Perseghetti (4º e 5º anos) e Waldomiro Mayr (4º e 5º anos). Na semana passada, dia 24, 68 alunos estavam na sede do projeto, que fica no bairro Chácaras São Bento. Eles assistiram à peça “Em busca da gotinha preciosa”.

O enredo traz dois cientistas malucos que passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Através do conhecimento que possuem sobre a água e questões ambientais, eles conseguem sobreviver. O Proac – Programa de Ação Cultural -, do Governo do Estado da Colgate-Palmolive apoiou a apresentação.

Já a peça “O Dentifrício corajoso” fala sobre a saúde bucal com a história dos dois cientistas que convidam as crianças a participarem do famoso programa “Quem escova é mais feliz”, apresentado pelo Professor Maluco.

Ao todo, 280 alunos das escolas que se inscreveram participaram das atividades. Todos serão transportados por um ônibus disponibilizado pelo projeto, após as apresentações, eles irão realizar uma oficina.

“A Secretaria de Educação tem atuado para abrir cada vez mais o leque de oportunidades para os alunos da rede municipal com a participação em atividades lúdicas e pedagógicas em ambientes externos que enriquecem o aprendizado também fora da sala de aula. São projetos que vão ao encontro do Programa Municipal Educação Inovadora, adotado na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy a partir de 2022”, destaca a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, a rotina educacional é envolvida de recursos e estratégias para o desenvolvimento de aprendizagens e o passeio pedagógico é um desses recursos.

“Consiste numa valiosa oportunidade de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos, pratiquem a interação, desenvolvam uma visão crítica do mundo que o cerca, ou seja, vivenciem na prática o que aprenderam na escola”, acrescentou a coordenadora. Veja quais são as escolas participantes do projeto:

24/03/23
Manhã: EMEB Antonio Perseghetti (4º e 5º anos)
Tarde EMEB Waldomiro Mayr (4º e 5º anos)

03/04/23
Manhã: EMEB Fany Moletta (3º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º A e 5º A )

04/04/23
Manhã: EMEB Carolina Sigrist (3º, 4º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º B e 5º B)

05/04/23
Manhã: EMEB Tomoharu Kimbara (3º, 4º e 5º anos)
Tarde: EMEB Dirce Antonio (4º C e 5º C)

Leia anterior

Reconstrução do Centro Comunitário do Jd. das Figueiras não tem data estabelecida

Leia a seguir

Exposição de artista premiado começará na próxima quarta, dia 5, em Valinhos