Reconstrução do Centro Comunitário do Jd. das Figueiras não tem data estabelecida

Segundo a Prefeitura, estudos de viabilidade técnica, financeiro e orçamentária está sendo providenciados

Uma das principais reivindicações da população do bairro Jardim das Figueiras, em Valinhos, é a reconstrução do Centro Comunitário do bairro, localizado na Rua Alfredo Honorário, 90, que estava com rachaduras enormes desde 2019, havia sido interditado em 2021 e foi demolido em 2022.

O Centro Comunitário começou a ser reformado pela Secretaria de Obras no final do ano de 2019, no entanto, apresentou problemas estruturais, sendo então paralisada as obras, aguardando avaliação da questão estrutural. Em maio de 2021, a então secretária de Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo, solicitou avaliação urgente da estrutura do prédio, visto que havia trincas severas e que poderiam comprometer a segurança dos usuários do espaço. Solicitou ainda que fosse informado se o prédio poderia ser utilizado ou se seria necessário que a lacração para não utilização. Em 17 de junho de 2021, o local foi interditado pela Defesa Civil.

Em 26 de maio de 2022, quase um ano após a solicitação da então secretária de Assistência Social, houve nova vistoria do prédio, feita por um engenheiro da municipalidade, que recomendou a sumária demolição total do edifício, sendo esta enviada à pasta da Assistência Social em 30 de junho de 2022.

Em 4 de julho de 2022, o então Secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, submeteu a decisão da demolição à prefeita de Valinhos. Em 1º de agosto de 2022 foi feita a solicitação da demolição à Secretaria de Obras.

Em resposta ao requerimento 29/2023, da vereadora Mônica Morandi, a prefeitura informa que “está providenciando estudos de viabilidade técnica, financeira e orçamentária, para verificar como será realizada a desejada reconstrução do Centro Comunitário”, e que não há uma data definida para isso, já que “depende dos estudos e tratativas com Secretaria de Obras Públicas para que em conjunto seja iniciado o processo de reconstrução de acordo com as diretrizes apontadas”.

Leia anterior

Cittamobi anuncia parceria estratégica com ANTP

Leia a seguir

Questões ambientais e saúde bucal fazem parte do projeto realizado com os alunos da rede municipal de Valinhos