Prefeitura afirma que estabeleceu nova portaria com regras e diretrizes que será padrão para a Rede Municipal e recomendada também a rede particular
Um grupo de pais de alunos da Rede Pública de Valinhos entraram em contato com a reportagem do Jornal Terceira indignados com a discrepância da aplicação do protocolo do Covid-19 nas unidades de ensino, sendo que algumas escolas quando surge um caso suspeito ou detectado as aulas ficam suspensas para sala toda, haja vista que não é isso que está estabelecido nas diretrizes e regras.
“Por que as escolas não seguem as orientações estabelecidas no protocolo? Acabam dispensando a sala toda quando surge um suspeito ou um caso positivo. O protocolo diz que neste caso o aluno suspeito é direcionado para fazer o exame, e o caso confirmado de somente um aluno este deve ser afastado da sala de aula. Não a sala toda!”, declarou Adriana.
“Nossas crianças já foram prejudicadas por dois anos praticamente sem aula, e agora sem seguir o protocolo estas escolas estão prejudicando ainda mais o conteúdo programático e o aprendizado. Como a prefeitura pretende amenizar a perda escolar destes alunos? Se vira e mexe as salas são suspensas das aulas presenciais. E mais, existem tantas reuniões pedagógicas, que acabam afastando ainda mais as crianças do ambiente escolar. Será que é preciso tanta reunião assim?, declarou Ricardo.
O lado da Prefeitura
A reportagem do Jornal Terceira Visão entrou em contato com a prefeitura que respondeu aos nossos questionamentos transcritos abaixo:
Por que a discrepância do protocolo do Covid em cada unidade de ensino?
Importante destacar que, até então, seguia-se um protocolo anterior definido também pela Saúde e agora, com a nova portaria, fica estabelecido o que saiu no Boletim Municipal, seguindo as regras e diretrizes estabelecidas. E este padrão, para a Rede Municipal, será seguida, com recomendação também a rede particular.
Qual a ação da secretaria da educação para amenizar os dois anos de perda escolar das crianças?
Desde o início deste semestre, portanto no início das aulas deste ano, o foco tem sido no aspecto pedagógico das aulas com o necessário reforço do conteúdo programático do período pandêmico, mais crítico, de 2020 e 2021. Assim, em informes anteriores, quando anunciados sobre os novos projetos pedagógicos, reforçamos que os jogos de raciocínio são ferramentas que tem sido trabalhada pelos alunos para este fim, com orientações dos professores. E esta meta tem sido seguida diariamente nas aulas e nas atividades complementares.
Por que existe tantas reuniões pedagógicas: Não tem como diminuir essas reuniões para as crianças não perderem tanta aula?
As reuniões pedagógicas são necessárias para, exatamente, ter o plano pedagógico seguido em todas as escolas de forma efetiva e com qualidade. E estas reuniões, importantes destacar, não atrapalham os 200 dias letivos obrigatórios, que são cumpridos.