Vitória acachapante de Verstappen, com Pérez em 2º, coloca RBR com 118 pontos à frente da Ferrari
Por Bruno Marques
As férias de verão na Europa acabaram, e o retorno da Fórmula 1 para o “segundo tempo” da temporada 2022 aconteceu no espetacular circuito de Spa-Francorchamps. No sábado, Max Verstappen fez o melhor tempo na classificação, marcando um tempo quase 8 décimos mais rápido do que o segundo colocado, Carlos Sainz Jr., da Ferrari, que herdou a pole, pois o holandês teve que trocar a caixa de câmbio, além de elementos de sua unidade de potência.
Desse modo, as punições pelas trocas fizeram Max despencar da pole para o 14º lugar no grid. E, largando desta posição, em 12 voltas o atual campeão chegou de volta ao primeiro lugar, mostrando que se tornar bicampeão é uma questão de tempo. Mesmo com a desvantagem habitual, Verstappen fez uma corrida agressiva e incorrigível que o fez cruzar a linha de chegada quase 18 segundos à frente do companheiro de equipe, Sergio Pérez.
O pódio foi completado por Carlos Sainz Jr. que mesmo partindo da pole, não conseguiu seguir o ritmo das Red Bulls que, com esta quarta dobradinha no ano, abriu nada menos que 118 pontos de vantagem para a Ferrari, liderando o Mundial de Construtores.
Russell e Alonso são destaques
George Russell manteve sua regularidade e ficou em 4º. Fernando Alonso repetiu seu melhor resultado no ano, 5º lugar, mas se envolveu num acidente na primeira volta com Lewis Hamilton. A Mercedes do inglês voou e se danificou, fazendo o heptacampeão abandonar pela primeira vez em 2002. Charles Leclerc, que também foi punido pelo mesmo motivo que Verstappen e largou em 15º, chegou em 6º. O monegasco perdeu o segundo lugar no campeonato para Pérez e viu Sainz Jr. colar.
Esteban Ocon foi outro que largou lá atrás, em 16º, e fez ótima corrida chegando em 7º. Sebastian Vettel conseguiu um bom resultado com a Aston Martin em 8º. Pierre Gasly, que largou dos boxes, foi o 9°, e Alexander Albon conseguiu colocar a Williams nos pontos, chegando em 10º.
Fórmula 2
O brasileiro Felipe Drugovitch foi o 2º colocado na etapa de Spa-Francorchamps, pela Fórmula 2. O vencedor, Jack Doohan, o venceu numa parada melhor nos boxes. Liam Lawson completou o pódio. Com o resultado, o piloto do Brasil ficou 43 pontos à frente do campeonato.
GP da Holanda
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, no histórico circuito de Zandvoort, com treino e corrida às 10h.