Reino Unido se aproxima de sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035 como único candidato

O Reino Unido está bem encaminhado para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035, já que sua candidatura foi considerada a única proposta válida, segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino. A proposta conjunta inclui Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Com isso, o país pode sediar sua primeira Copa do Mundo desde 1966. As federações responsáveis agora trabalham para finalizar a candidatura, que deve ser enviada oficialmente até o final do ano.

Enquanto isso, os Estados Unidos estão na disputa para sediar a edição de 2031, sendo até agora os únicos a manifestar interesse. As federações têm até o último trimestre do ano para formalizar suas candidaturas, e a Fifa pretende anunciar os países-sede no segundo trimestre de 2026.

Inicialmente, havia expectativas de que Espanha, Portugal e Marrocos lançassem uma candidatura para 2035, mas, até o momento, a proposta do Reino Unido é a única na disputa.

A Fifa também confirmou que a Copa do Mundo Feminina de 2031 terá um aumento no número de seleções participantes, passando de 32 para 48, igualando o formato do torneio masculino. A edição de 2027, que será realizada no Brasil, ainda seguirá com 32 equipes.

Já no cenário olímpico, o pedido da Fifa para ampliar o número de seleções femininas nos Jogos Olímpicos, de 12 para 16, foi rejeitado pelo Comitê Olímpico Internacional. Diante disso, a entidade estuda reduzir o número de equipes masculinas no torneio para equilibrar a participação feminina.

Leia anterior

Cazuza: o poeta Exagerado, há 40 anos

Leia a seguir

Inteligência artificial pode impactar 40% dos empregos globais até 2033, alerta ONU