Retrospectiva 2023 – Policiais

Neste ano, as páginas policiais de Valinhos noticiaram a adição de recursos como o COI – Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal. No entanto, crimes corriqueiros continuaram a ocorrer, a maioria sem ser solucionado, e pior, com a ruim e velha impunidade

Por Bruno Marques

Guarda Civil Municipal ganha COI – Centro de Operações e Inteligência

Valinhos inaugurou na manhã desta quinta-feira (12), o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) na sede da corporação, com as presenças da prefeita Capitã Lucimara e demais autoridades locais, regionais e estaduais.

Equipado com tecnologia moderna e os dispositivos mais avançados de segurança pública, o COI foi inaugurado no início de janeiro, possibilitando integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. O aporte também com imagens de monitoramento de câmeras em vários pontos da cidade.

Ciclista morre atropelado por motorista de caminhonete na Rodovia dos Agricultores

Em fevereiro, um homem de 57 anos morreu após ter a bicicleta atingida pelo motorista de uma caminhonete na altura do km 65 da Rodovia dos Agricultores, próximo ao Parque Portugal.

Onda de violência nas escolas: GCM detém adolescente suspeito de fazer ameaças

Em abril, a onda de violência em escolas do país chegou à cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos apreendeu, no dia 12 do referido mês, um adolescente de 14 anos suspeito de divulgar imagens com ameaças a escolas. Ele estava em frente à Emeb Cecília Meireles e foi visto pelo GCM que fazia patrulhamento no local, sendo conduzido à delegacia.

Marido de babá estupra menina desde os 6 anos

Em maio veio à tona o caso de uma menina de 9 anos que estuda no Jardim Jurema e era estuprada pelo marido da babá desde os 6. A genitora foi chamada pela diretoria da escola onde a menina estuda, no Jardim Jurema, onde foi informada que a criança teria confidenciado a duas amiguinhas as violências que vem sofrido desde 2020.

O caso de Estupro de vulnerável acontece justamente no mês de Conscientização e Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Mais um caso pedofilia vem à tona: Três crianças da mesma família eram abusadas

No mesmo mês do caso anterior, a mãe de três crianças abusadas aguarda justiça e diz que inquérito só foi instaurado mais de um ano depois da comunicação do crime de estupro de vulnerável.

As vítimas, uma menina de 9 anos, outra de 5 e um menino de 3, eram abusados dentro de uma mansão localizada no bairro Monte Verde também pelo marido de uma babá. O caso levantou a suspeita de uma rede de pedofilia na cidade. Mas ninguém foi preso.

Leia anterior

Prefeitura e Sesi celebram sucesso do curso de robótica para 300 alunos da rede pública

Leia a seguir

Retrospectiva 2023 – Policiais