A Região Metropolitana de Campinas (RMC) está sob alerta máximo de risco de incêndio, emitido pela Defesa Civil do Estado, através do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O aviso, que vale até quinta-feira (26), abrange todo o estado de São Paulo, exceto o litoral.
O Mapa de Risco de Incêndio, ferramenta tecnológica utilizada pela Defesa Civil para monitorar queimadas em áreas de vegetação durante o período de estiagem, indica risco máximo em quase todas as regiões do estado.
Nos próximos dias, o estado será dominado por um clima seco e estável, sem previsão de chuvas, o que eleva a atenção para o aumento gradual das temperaturas e a sensação de calor intenso. A umidade relativa do ar (URA) deve cair, especialmente à tarde, exceto nas áreas litorâneas, o que acentua o risco de incêndios, principalmente em regiões de vegetação.
Na RMC e na região de Sorocaba, as temperaturas devem atingir 36°C, com índices de umidade abaixo de 20%. De acordo com o Cepagri da Unicamp, uma massa de ar quente e seco permanecerá na região, garantindo tempo firme pelo menos até quinta-feira (26).
O cenário para os próximos dias é de céu claro, com momentos de nebulosidade à tarde. A URA deve ficar abaixo de 30% durante as tardes, enquanto as temperaturas seguem elevadas e acima da média para esta época do ano. As máximas para terça (24) e quarta-feira (25) também devem atingir 36°C.
Há previsão de chuvas na região apenas a partir de sexta-feira (27) e sábado (28), com a chegada de uma frente fria.
Foto: Governo de SP