News

São João Batista, o pregador decapitado que se tornou um dos santos mais populares do Brasil

Nesta nova seção do JTV, contamos um pouco sobre nomes que batizam locais públicos em Valinhos, e quem inicia a coluna é

João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador itinerante judeu. Segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Nasceu em Ein Kerem, na Judéia, ano 2 a.C. Alimentava-se apenas de alfarrobas e mel silvestre.

O personagem bíblico iniciou pregando palavras de arrependimento e transformação no deserto da Judéia. Viveu como um nômade, atraiu muitos seguidores e foi preso a mando de Herodes, por dez meses, antes de ser condenado à morte.

Segundo a Bíblia, ele foi decapitado e sua cabeça entregue em uma bandeja de prata, a mando de Salomé. O seu dia é celebrado pela religião católica com uma festa popular no dia 24 de junho e o seu martírio é lembrado no dia 29 de agosto.

É dele que vem o nome do cemitério municipal de Valinhos, São João Batista, assim batizado em 16 de agosto de 1963 pela lei municipal nº 406, pois sua inauguração aconteceu no dia de São João (24 de junho) de 1913.

Leia anterior

E no terceiro dia…

Leia a seguir

Pets sofrem com o ar seco e o aumento da incidência de carrapatos no Outono