A equipe conquistou 16 medalhas na 1ª Fase Interclubes de Patinação Artística no último final de semana
O Centro de Paradesporto Professor Cid Torquato, em Mogi das Cruzes, recebeu no último sábado (11), a 1ª Fase Interclubes de Patinação Artística. A competição aconteceu das 10h às 20h30 e o ingresso foi a doação de 1 kg de alimento não perecível (sal e açúcar não serão aceitos), que serão revertidos ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. Participaram 11 escolas, sendo a maioria do estado de SP, uma do Paraná e outra de Santa Catarina.
Vinte patinadores artísticos de Valinhos participaram da competição e conquistaram 16 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e cinco de bronze.
A equipe de Valinhos teve a seguinte formação: Adriana Otaki, Alícia Agostinho, Beatriz Turchetti, Carina Salla, Isabella Pereira, Isabelli Ascari, Isadora Moraes, Isadora Turchetti, Julia Pagotto, Julia Villaça, Lívia Gianini, Luana Sanches, Maria Eduarda Manara, Maria Valentina Lopes, Natália Takara, Nicole Maximovitch, Pollyanna Lopes, Sayuri Otaki, Thais Brait e Vitor Gonçalves.
O Jornal Terceira Visão fez uma entrevista com a treinadora Sayuri Fornari Otaki, de 23 anos, que executa um belíssimo trabalho junto com Claudia Bordon. Sayuri é proprietária da escola Say Patinação Artística. Sayuri pratica a modalidade Patinação Artística sobre Rodas e sua manobra favorita é o Corrupio Interno de Costas.
Desde quando existe a equipe de patinação de Valinhos? E quantos patinadores fazem parte desta equipe?
A equipe de competição começou a ser formada no fim de 2021. Na época eram 10 atletas, atualmente, estamos com 22.
Onde os atletas de patinação artística treinam em Valinhos? Contam com o apoio da Secretaria de Esportes?
Nós treinamos no Grêmio Juventude Valinhense. A Secretaria de Esportes nos forneceu transporte de ida e volta da cidade de Mogi das Cruzes.
Quais são os benefícios da patinação?
A patinação artística é um esporte que envolve vários benefícios para seus praticantes. Tonifica a musculatura, trabalhamos a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, a lateralidade, a autoestima e muitos outros.
Sayuri, fale um pouco da sua história na patinação, quando começou? O que você já fez dentro da patinação?
Comecei a patinar no Japão quando tinha 5 anos, no início era apenas uma brincadeira. Foi aos 7 anos, quando morava no Uruguai, que comecei a fazer aulas de patinação artística e desde então nunca parei de patinar. Ao longo da minha infância e juventude fui participando de escolas que tinham como foco shows e apresentações. Sempre gostei de fazer solos envolvendo saltos e corrupios.
Fale um pouco do seu trabalho na patinação, como surgiu?
Na última escola que treinei, em Caxias do Sul – RS, me tornei monitora aos 12 anos. No início eu dava aula junto com meus professores e outras colegas de treino, já com 14 anos, passei a cuidar de uma turma completa. E foi assim que descobri minha paixão por ensinar esse lindo esporte.
Qual seu maior objetivo dentro da área?
Meu objetivo é que meus alunos consigam evoluir cada vez mais e realizar figuras e saltos de alto nível técnico.
Que dica você daria pra galera que quer começar na patinação?
Segurança sempre em primeiro lugar. A patinação é um esporte de queda e devemos sempre usar os equipamentos de proteção e seguir as orientações de um professor. Não tenha pressa, mas sim persistência e dedicação.
O que você espera da patinação artística nos próximos anos?
Espero que o esporte venha a ser mais conhecido na região, que mais pessoas tenham conhecimento dessa modalidade, e que Valinhos seja representada com excelência em torneios e campeonatos de patinação artística.
Como as pessoas podem participar do treinamento de patinação artística em Valinhos?
Nossa escola possui turmas de alunos iniciantes a partir de 4 anos. Para saber sobre os horários e inscrições podem entrar em contato pelo whatsApp: 19 99320-8916, e também pelo instagram da escola Sayuri Patinacao Artistica.
Deixe uma mensagem para as pessoas que pretendem iniciar na modalidadede É um esporte que encanta pessoas de todas as idades. É uma excelente forma de relaxar e também de se fazer amigos.