News

Sesc Campinas apresenta concerto com o valinhense Fabio Bergamini

Com 30 anos de carreira, tocando e viajando o mundo, o músico se apresenta como criador nesse álbum jazzístico norteado pela música étnica e pela inserção de instrumentos ‘exóticos’

Nesta quinta-feira, 20 de abril, o Sesc Campinas apresenta Fabio Bergamini Ensemble com o concerto Yatra, às 20h, que marca o lançamento de Nandri (Belic Music), primeiro álbum do músico e compositor. No espetáculo, formado por músicas do disco e outras composições, o público passa por uma saga sinestésica propiciada por instrumentos étnicos, músicas meditativas, projeções em vídeo e “paisagens sonoras”.

Yatra, em sânscrito, significa “jornada de transformação”, e Bergamini explica que “o concerto, portanto, foi concebido para promover uma experiência que parte do nosso nascimento, segue pelos ritos de passagem e vai até a velhice, passando por contrastantes momentos que simbolizam nossa própria vida”.

O espetáculo vai além da execução dos instrumentos para apresentar as composições e seus arranjos. Um minucioso roteiro criado pelo artista conduz a plateia por essa jornada sensorial recheada de música, sons, instrumentos tradicionais e étnicos; um concerto que sintoniza a pulsação da vida com a pulsação da música em suas variáveis possibilidades sonoras.

O programa de Yatra é dividido em quatro movimentos:

Movimento 1 – Infância: Abertura + “Swarnabhoomi” (Fabio Bergamini e Pablo Lapidusas), “Camelo” (Fabio Bergamini e Pedro Carneiro Silva), “Kalimba” (Egberto Gismonti) e “Guerra Sem Batalha” (Rui Barossi);

Movimento 2 – A jornada: “Guerra Sem Batalha” (Rui Barossi), “O Pastor” (Madredeus), “Nandri” (Fabio Bergamini e Pablo Lapidusas) e “OMNI” (Fabio Bergamini);

Movimento 3 – Celebração: “Rasikapriya” (Ghatam Karthick), “Timbila” (Fabio Bergamini), “Milagre dos Peixes” (Milton Nascimento);

Movimento 4 – Partida: “Bel” (Pedro Carneiro Silva).

 Sobre o álbum Nandri

O álbum Nandri (2022 / Belic Music) é formado por oito composições instrumentais – “Rasikapriya”, “Swarnabhoomi”, “Camelo”, “Timbila”, “Nandri”, “Guerra Sem Batalha”, “Omni” e “Bel” – que primam pela sonoridade e por arranjos que conduzem o ouvinte a paisagens sonoras e visuais, amparadas pela sonoridade da world music em plena harmonia com a complexidade dos improvisos do jazz.

Com características de “trilhas sonoras”, as composições foram inspiradas em paisagens, viagens ou histórias vividas pelo músico, que assina quase a totalidade das composições.

Sobre o músico

Fabio Bergamini é valinhense, bacharel e Mestre em música pela Unicamp, complementou seus estudos nos Estados Unidos (Berklee e Calarts). Cursou a especialização em etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde foi por dois anos integrante do Grupo Madredeus.

Com 30 anos de carreira, tocando e viajando o mundo com o grupo Madredeus e acompanhando artistas de renome, Fabio Bergamini se apresenta como criador nesse álbum jazzístico norteado pela música étnica e pela inserção de instrumentos ‘exóticos’ dos mais diversos cantos do mundo. E chega com um trabalho original brasileiro, universal, sem fronteiras.

Tem atuado como professor universitário no Souza Lima, Instituto Vera Cruz, Unimep, Unisant’Anna e IBFE. Já trabalhou em escolas e projetos sociais como Bate Lata, Projeto Guri, EMT, Colégio Notre Dame e Escola de Música de Cascais em Portugal. Trabalhou por dois anos no projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. É autor dos livros didáticos de bateria do Projeto Guri. Tem tocado como músico convidado das orquestras Sinfônica de Campinas (OSMC), da Unicamp (OSU) e Orquestra Rock, ao lado de nomes como Ivan Lins, Frejat, Zeca Baleiro, Skank, Banda Blitz, Melim e Jota Quest.

Serviço – Concerto Fabio Bergamini Ensemble – Yatra

Data: 20 de abril – Quinta-feira

Horário: às 20h

Local: Teatro Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270 – Bonfim. Campinas

Informações:  3737-1500 

Leia anterior

Sofá: qual a diferença entre limpeza profissional e amadora?

Leia a seguir

Thales se prepara para proteger infraestruturas europeias contra ataques de futuros computadores quânticos