Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo refletem um notável declínio de 75% no número de homicídios dolosos
No cenário estadual marcado por desafios de segurança pública, Valinhos se destacou como uma exceção e exemplo a ser seguido. Enquanto o Estado de São Paulo registrou uma média de 5,72 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023, a cidade apresentou um índice sete vezes menor, com apenas 0,79 homicídios a cada 100 mil habitantes – a menor taxa dos últimos dez anos. Esses dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, refletem um notável declínio de 75% no número de homicídios dolosos em comparação com o ano anterior.
Segundo informações da Prefeitura Lucimara Godoy, o monitoramento Olho Vivo já conta com mais de mil câmeras, inclusive dentro das escolas municipais. Também aumentou o efetivo da Guarda Civil Municipal em 30% e renovaram em 26% a frota de viaturas. Alcançando assim a terceira cidade mais segura do Brasil.
Além disso, a administração atual introduziu iniciativas como a Patrulha Maria da Penha e o Centro de Operações e Inteligência (COI), onde as imagens capturadas pelas câmeras espalhadas pela cidade são monitoradas em tempo real. As imagens e os dados das placas dos veículos são cruzados com as informações dos sistemas da cidade.
Em um ano de operação do COI, 18 pessoas foram presas, incluindo nove indivíduos procurados pela Justiça e nove envolvidos em crimes na cidade, incluindo o autor do único homicídio registrado em 2023. O sistema também contribuiu para a identificação de 325 veículos relacionados a situações judiciais.
O sistema integrado implantado pela Prefeitura de Valinhos permite uma cooperação eficaz e em tempo real entre todas as agências policiais: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, compartilhando dados com outras 34 cidades que adotam o conceito digital de segurança pública.