Tente Outra Vez, uma das maiores canções de Raul Seixas, completa 40 anos

Com arranjo épico e letra direta, faixa que abre o Novo Aeon é uma ode popular à perseverança

Por Bruno Marques

Canção das mais conhecidas de Raul Seixas, a motivadora Tente Outra Vez está completando 40 anos em 2025. Clássico bastante popular, a faixa direta, de 2:20 de duração, abre o Novo Aeon, quarto álbum solo do cantor e compositor baiano.

“É de batalhas que se vive a vida”

O trabalho tem 13 faixas, dentre elas a faixa-título, A Maçã, Para Noia e a estrombólica Tu és o MDC da minha vida. O Novo Aeon abre com Tente Outra Vez, na qual Raul divide os créditos de composição com seu prolífico parceiro Paulo Coelho.

A canção é uma típica balada rock com uma abordagem épica do arranjo, vindo a se tornar uma ode à não desistência, à resiliência e perseverança.

Com uma letra que inspira e motiva, Raul Seixas transmite uma mensagem de fé e esperança, incentivando o ouvinte a não desistir diante das adversidades.

A letra começa com um apelo para que não se considere tudo perdido, sugerindo que sempre há uma nova oportunidade para quem mantém a fé e a vontade de seguir em frente. A referência à ‘água viva’ que ainda está na fonte simboliza a ideia de que a fonte da vida e das possibilidades nunca se esgota. A canção encoraja a levantar e continuar a jornada, mesmo quando a mente parece não aguentar mais.

Gravação e produção

O álbum teve uma recepção fria da crítica especializada. E apesar de um clipe lançado no Fantástico e otimismo no lançamento, as vendagens não passaram de 60 mil cópias. Foi menos da metade do que vendeu seu antecessor, Gita (mais de 140 mil).

Versões

Tente Outra Vez recebeu versões das duplas sertanejas, Zezé di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó, e também do Barão Vermelho.

Leia anterior

🌟 Coluna Social – Lukas de A a Z 🌟

Leia a seguir

Shakira encerra turnê latino-americana “Las Mujeres Ya No Lloran” com recordes de público e impacto econômico