“Quero me aperfeiçoar ainda mais no ballet e no jazz, com o objetivo de entrar em uma companhia renomada”, comenta o bailarino.
Por Gabriel Previtale
Thiago Meirelles, de 19 anos, morador do bairro Jardim Alto da Boa Vista, encontrou sua paixão no ballet clássico e vem se destacando no Centro Cultural Vicente Musseli. Em entrevista, ele compartilhou sua trajetória e os desafios enfrentados no mundo da dança.
O bailarino começou suas aulas de ballet aos 13 anos, após ingressar no grupo Pré Corpo de Baile da Secretaria da Cultura de Valinhos. “Desde pequeno, aos 5 ou 6 anos, já me interessava pela dança, especialmente pelo ballet, ao ver minhas primas fazendo aula. No entanto, por conta de preconceitos e estereótipos, meus pais não viam em mim o potencial para dançar.”
O que mais atrai Thiago no ballet é o processo de formação do bailarino. “As pessoas veem os espetáculos, mas não imaginam todo o trabalho por trás. Desde o esforço físico e artístico até o psicológico, são anos de dedicação para se tornar um bom bailarino.”
Thiago destaca a qualidade das aulas no Centro Cultural Vicente Musselli. “Faço aulas de ballet com Alessandra Pozzuto e jazz com Danilo Coelho. Os professores sempre buscam novos conhecimentos para nos aprimorar e nos corrigem da melhor forma, incentivando nossa evolução como bailarinos e artistas.”
Os maiores obstáculos enfrentados por Thiago estão relacionados à valorização e ao incentivo na arte. “A falta de valorização, de incentivo e de acessibilidade, além da baixa remuneração, são desafios que nos impedem de continuar seguindo nossos sonhos. Felizmente, hoje tenho o apoio da minha família para seguir na dança.”
Thiago relata dois momentos gratificantes em sua carreira. “O primeiro foi ter uma master class com Ana Botafogo, um momento de grande valor sentimental. O segundo foi ganhar um solo de ballet clássico para apresentar na ‘Noite de Estudos de Ballet de Repertório’ no Centro Cultural Vicente Musselli, o que demonstra a confiança dos meus professores em mim.”
Thiago tem grandes sonhos para o futuro. “Quero me aperfeiçoar ainda mais no ballet e no jazz, com o objetivo de entrar em uma companhia renomada de dança e viver daquilo que me movimenta. Esse é um sonho que ainda quero e vou conquistar.”
Thiago se inspira na bailarina Ingrid Silva. “Ela começou em um projeto social e hoje se apresenta em Nova York, sendo conhecida por lutar pela diversidade nas cores do ballet. Ingrid é uma grande admiração por mostrar que pessoas como ela podem alcançar grandes alturas.”