Após críticas sobre promoção de vergonha corporal, TikTok remove filtro “chubby filter”, que alterava fisicamente os usuários para parecerem mais gordos
Após gerar polêmica, o TikTok removeu o filtro “chubby filter”, que permitia aos usuários alterar suas imagens para parecerem mais gordos. O filtro, que alterava fisicamente o corpo dos usuários enquanto tocava a música “Anxiety” da rapper Doechii, logo se tornou viral, criando um padrão de vídeos em que as pessoas magras apareciam com o físico modificado. Esse conteúdo gerou uma onda de críticas, com muitos apontando a promoção da vergonha corporal e padrões de beleza prejudiciais.
A controvérsia ganhou força após usuários expressarem preocupações sobre o impacto negativo do filtro. Em um vídeo, a TikToker Sadie Bass relatou como se sentiu ao ver pessoas usando o filtro e fazendo piadas sobre corpos como o dela. Já Luna, que possui um aplicativo voltado para adolescentes, criticou o filtro por reforçar padrões de beleza não saudáveis.
Em resposta à pressão pública, o TikTok informou que havia removido o filtro de sua plataforma e estava revisando os vídeos que o utilizavam, bloqueando-os de contas de adolescentes e retirando-os das recomendações. A plataforma explicou que o filtro foi carregado pela empresa CapCut, que, embora separada, pertence à mesma controladora, a ByteDance.
O filtro “chubby filter” é apenas um dos muitos disponíveis na plataforma, sendo que muitos filtros de beleza têm sido alvo de críticas semelhantes por reforçarem padrões de beleza irrealistas e gerarem impactos negativos na autoestima. Filtros que suavizam rugas ou fazem o usuário parecer mais jovem também são frequentemente criticados por promoverem estereótipos de beleza etaristas.
Especialistas alertam para os efeitos desses filtros, apontando que o uso de modificações faciais nas redes sociais pode aumentar a aceitação de procedimentos estéticos invasivos. Em 2021, um estudo da Harvard Business Review indicou que pessoas com alta confiança na aparência podem se sentir ainda mais perturbadas ao ver versões idealizadas de si mesmas, aumentando as preocupações com a imagem corporal.
Além disso, o TikTok já havia anunciado em novembro que, após investigações sobre os impactos dos filtros em jovens, crianças menores de 18 anos não teriam mais acesso aos filtros de beleza.