News

Preços mais acessíveis para hortaliças e frutas são impulsionados por uma safra de inverno favorável e boas ofertas nos mercados, indica relatório da Conab

De acordo com o 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), hortaliças como alface, batata, cenoura e cebola estão apresentando preços mais acessíveis nas Centrais de Abastecimentos (Ceasas). O destaque vai para a cebola, que registrou a maior queda de preços em setembro, mesmo com menor disponibilidade nos mercados.

Já a batata experimentou uma redução contínua e generalizada nos preços, graças à safra de inverno em todo o país. A alface também apresentou uma tendência de queda, embora não tão acentuada como em meses anteriores, influenciada pelo clima e pela demanda. A cenoura também teve uma queda média de preços, embora não uniforme em todos os mercados pesquisados.

Apenas o tomate não manteve uma tendência uniforme de preços no atacado, variando de acordo com as entradas do fruto durante o mês, influenciado pelas variações de temperatura.

Quanto às frutas, a banana e o mamão continuaram registrando queda nos preços no mercado atacadista, graças à boa oferta. A laranja e a melancia tiveram maior procura devido às temperaturas mais altas em setembro. A maçã apresentou aumento de preços e queda na comercialização na maioria das Ceasas, algo tradicional para esse período do ano.

Além disso, no âmbito das exportações, as frutas, em geral, tiveram um desempenho positivo, com aumento tanto no volume total de exportação quanto no valor comercializado em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os embarques de frutas como bananas e mamões diminuíram, enquanto as vendas ao mercado externo de mangas, limões, melancias e abacates tiveram um aumento significativo.

O Boletim Prohort tem por base levantamentos feitos nas Ceasas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, São José (SC), Goiânia, Recife, Fortaleza, Rio Branco e Brasília.

Leia anterior

Roubo e encontro

Leia a seguir

Martin Scorsese traz às telas seu mais recente e imperdível filme