News

Um em cada cinco pacientes falta às consultas da rede municipal

Abstenções tornam o tempo de espera por atendimento ainda maior, alerta coordenadora

Tão recorrente quanto as reclamações por longos períodos de espera por atendimento de saúde na rede municipal são as faltas às consultas. O Jornal Terceira Visão questionou então a Prefeitura sobre quantas abstenções ocorrem nesse sentido na cidade.

“Hoje em dia, podemos afirmar que em 20% das consultas ocorre a falta dos pacientes. Ou seja, uma em cada cinco consultas são desperdiçadas por absenteísmo. Na pandemia, as faltas chegaram a 30%”, respondeu o Executivo através de sua assessoria.

Por quê?

Em geral, as faltas dos pacientes nas consultas ocorrem por esquecimento da data do atendimento, desatualização de telefones (muitas pessoas mudam de número de telefone frequentemente) impossibilitando o contato, e melhora do sintoma do paciente.

Porém, segundo a resposta da assessoria, também acontece a falta de consciência do paciente da importância do início ou continuidade do tratamento preventivo ou da doença e, por fim, a procura por serviço de urgência (UPA) no decorrer da espera do dia da consulta.

Conselhos

De acordo com Carmen Rita Azevedo, coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, este é um fator que prejudica outros pacientes que poderiam estar sendo atendidos com mais eficiência e em menor tempo. “Ainda é importante o fortalecimento e a atuação dos Conselhos Comunitários nas Unidades no sentido de conscientizar e estreitar a relação entre pacientes e Unidades de Saúde”, reforçou.

Por sua vez, o diretor de Atenção à Saúde, André Luiz Rosa, disse que o trabalho da gestão é diminuir ao máximo a falta de pacientes em consultas, utilizando para tanto, implementação de recursos tecnológicos de aviso ao paciente e providências administrativas, como a mudança na maneira de agendar consultas, por exemplo. “Com mais conforto, o paciente não precisará enfrentar fila para marcação, mas deve-se ter maior atenção ao dia e horário do atendimento”.

Números

14

Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem agendamentos no município

42 mil

Consultas são agendadas e oferecidas anualmente. Destas…

16 mil

São em ginecologia e obstetrícia e outras 16 a 17.000 consultas em pediatria.

Leia anterior

Procon Valinhos divulga empresas com índices elevados de reclamações do mês de outubro

Leia a seguir

Escritor lança livro infantil para se contar em família