A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta quarta-feira (1º) as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2026. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site da Comvest até 20 de outubro de 2025, com taxa de R$ 45, pagável até 21 de outubro. Candidatos com isenção no Vestibular Unicamp 2026 também estão isentos nesta modalidade.
O processo oferece 425 vagas, com novidades para 2026: parte delas está reservada para pessoas trans, travestis ou não binárias. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e utilizar a pontuação do Enem 2025. A lista completa de cursos e vagas está disponível no edital da Comvest.
As vagas são divididas em quatro segmentos:
- Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública (ou certificados via Enem 2016 ou de 2025 em diante).
- Candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
- Candidatos que optam por cotas para Pessoas com Deficiência (PCDs).
- Candidatos que optam por cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias.
Não podem concorrer candidatos que cursaram ensino médio em escola privada (mesmo com bolsa), exceto nas reservas de PCDs ou pessoas trans. Quem já concluiu graduação ou pós-graduação em instituição pública também não é elegível.
Cotas étnico-raciais
Candidatos autodeclarados pretos ou pardos devem preencher o campo de autodeclaração e passar por uma Comissão de Averiguação para validação. Optantes pelas vagas indígenas devem apresentar documentação específica na matrícula.
Cotas para pessoas trans
Candidatos devem fazer autodeclaração e anexar um relato de vida, descrevendo sua trajetória de transição de gênero e afirmação de identidade (trans, travesti, não-binário). Uma comissão formada por docentes, discentes e representantes da Comissão de Gênero e Sexualidade analisará os relatos. O resultado preliminar será divulgado em 24 de novembro de 2025.
Cotas para PCDs
Candidatos que optarem pelas cotas para PCDs devem comprovar sua deficiência com documentação médica recente (máximo cinco anos), detalhando a condição e o código CID ou CIF, assinada por especialista com registro no conselho de classe. A avaliação será feita por uma junta de especialistas e o resultado preliminar será divulgado em 5 de janeiro de 2026.
O edital completo e todas as informações sobre o Enem-Unicamp 2026 estão disponíveis no site da Comvest.