Devido à falta de conscientização da população, o período de vacinação irá durar mais tempo
Para as pessoas com mais de 6 meses de idade, a vacinação contra a gripe foi prolongada por mais 30 dias, e durará até o dia 30 de junho. Isso foi feito devido a porcentagem de vacinação não ter sido atingida. A porcentagem em todo o estado foi de apenas 32,9%, e a meta é de 90%.
Em Campinas, foram aplicadas aproximadamente 200.961 doses da vacina desde o dia 10 de abril. Os grupos que mais procuraram se vacinas foram os idosos, mulheres no período de pós parto e profissionais da saúde. E os grupos com menos procura são crianças de até 5 anos e gestantes.
Os sintomas da gripe são dores no corpo, congestionamento nasal, febre e fadiga. Nos casos mais graves, ela pode levar ao óbito. Foram registradas 86 mortes em 2023 causadas pela doença.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é eficaz a segura. Causa reações em menos de 10% das pessoas, e esses sintomas normalmente são notados apenas em pessoas que estão se imunizando pela primeira vez.
Ao se imunizar, as gestantes não correm nenhum tipo de risco. Inclusive, bebês de até 6 meses tem uma proteção maior contra a Influenza quando suas mães são vacinadas.
É recomendado que se toma uma dose da vacina todos os anos, devido a alta capacidade de mutação do vírus.