Vacinas foram distribuídas para unidades de saúde da cidade; adolescente precisa estar acompanhado dos pais
Na tarde de terça-feira (9), Valinhos recebeu 1.943 doses de vacina contra dengue do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas. A partir de quinta-feira (11), a vacinação inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, abrangendo adolescentes de 10 a 14 anos, como parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).
A estratégia de imunização, incorporada ao PNI, recebeu doses da 3ª remessa enviada pela Secretaria Estadual de Saúde a 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas. A previsão é que a vacinação ocorra de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h, em todas as UBSs, exceto em quatro unidades que terão horário estendido. Em algumas UBSs, não haverá intervalo para almoço.
Para receber a vacina, o adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar RG, CPF, Cartão Nacional do SUS, Carteirinha de Vacinação e comprovante de endereço em nome dos pais. Após a aplicação, os imunizados permanecerão em observação por 15 minutos, ou 30 minutos se forem alérgicos.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Valinhos, Cláudia Maria dos Santos, ressaltou a importância dos cuidados prévios à vacinação, como a avaliação de condições de saúde e o adiamento da imunização em caso de doença febril aguda. Além disso, algumas condições específicas, como gravidez ou tratamento com substâncias imunossupressoras, podem contraindicar a vacinação.
O envio das doses para a aplicação da segunda dose será posterior, conforme recomendação do Ministério da Saúde, com intervalo de três meses. Valinhos está em estado de emergência desde 21 de março para intensificar medidas de combate à dengue, como a ampliação de serviços de atendimento e ações de controle vetorial.