Ministério da Saúde amplia segunda dose de reforço

População com mais de 50 anos ou trabalhadores da saúde de todas as idades já podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19

Pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades, podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 desde o último sábado (4) em todo o Brasil, recomendação do Ministério da Saúde vale para todos que tomaram a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

As orientações foram publicadas em duas Notas Técnicas. O objetivo é reforçar a imunização desta faixa-etária e para os trabalhadores dos serviços de saúde, tendo maior risco de contaminação. As vacinas que podem ser utilizadas serão: Pfizer, Janssen e Astrazeneca.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, realizada na Universidade de Oxford, Reino Unido, mostra que a combinação de vacinas diferentes é mais eficaz. Os resultados trazem ainda que a dose de reforço pode aumentar até em 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.

Estados e municípios devem seguir as orientações da pasta diante do andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, reforça o Ministério da Saúde.

O governo Federal distribuiu quase 500 milhões de doses até agora em todo o Brasil, imunizando 77% da população. Mais de 85,9 milhões já tomaram a primeira dose de reforço.

Leia anterior

Fim de semana tem pódio histórico para o Brasil na ginástica rítmica

Leia a seguir

Valinhos não recebeu o informe para aplicação da 4ª dose