News

Valencia FC é o novo campeão da elite do futebol valinhense 

DIGÃO NO ESPORTE & AMIGOS 218

Chegou ao fim a temporada 2023 do futebol amador valinhense, que teve início em 9 de julho. Foram 10 equipes com 240 atletas inscritos. Um total de 54 jogos realizados com 158 gols marcados, uma média de 3 gols por partida.

A grande final foi realizada no último domingo, dia 12 de novembro, e contou com a presença de um bom público com as duas torcidas dando um show nas arquibancadas e alambrados do Estádio do Bom Retiro. Com uma temperatura bem alta, os jogadores corresponderam em campo as expectativas e com muita raça para ambos os lados o fator calor não afetou a qualidade da decisão.

Todavia o Valencia tinha em campo o “Fator 13” (números de sua camisa) chamado Cascão, que em um lance de puro oportunismo, após falha da zaga do Colina, bateu no canto do goleiro Paulão anotando seu 13º gol e garantindo a artilharia do campeonato. No 2º tempo ele entrou em ação novamente dando uma assistência sensacional para Jeová anotar o segundo gol.

Com certeza o craque da 1ª divisão foi o menino Cascão, que está voando há muito tempo no futebol de Valinhos e região. O Unidos do Colina, apoiado por sua torcida, os Colinas Loucos, mesmo após a expulsão de Baguinho, partiu pra cima e, em jogada individual de Ítalo, que foi derrubado dentro da área, teve a oportunidade em penalidade máxima de diminuir o placar e colocar pressão no Valencia nos minutos restantes.

Foi nessa hora que o goleiro menos vazado do campeonato entrou em ação. Ele havia sonhado que iria defender um pênalti na final e com a batida fraca de Ítalo seu sonho se tornou realidade. Seu nome foi cantado em alto e bom som pela torcida valenciana.

Antes do fim da partida, Cascão foi expulso deixando 10 para cada lado. Mas não havia tempo para mais nada. Fim de jogo: Valencia 2×0 Unidos do Colina e título inédito para a alegria do presidente Fininho e do técnico papa títulos Daris Lugano.

O Valencia foi fundado em 2019, cujo primeiro jogo de sua história eu tive a honra de fazer a cobertura em uma ascensão meteórica. Em 2019 foi vice-campeão da 3ª divisão. Após a pandemia, em 2022 foi campeão invicto da 2ª divisão, e agora, com apenas uma derrota e a melhor campanha sagrou-se campeão da 1ª divisão 2023.

Em copas, ganharam a Copa São Gabriel em Campinas, e também a Super Copa Valinhos. Por outro lado, o Unidos do Colina chegou nesta temporada em três finais. Além do amador, foi vice das Copas São Cristóvão e Super Copa. Para o aniversário da equipe em 2024 onde completaram 10 anos a diretoria promete vir mais forte em busca dos títulos que tanto sua torcida merece. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Esportes pela realização do campeonato. A todos os clubes que participaram e em especial aos torcedores que são a razão do futebol ser paixão nacional.

E também toda imprensa presente, em especial o JTV, através desta coluna, e a VV8TV pela transmissão que bateu recordes de audiência. Ano que vem tem mais. Veja vídeos e fotos de nossas coberturas no Facebook/Digão no Esporte & Amigos. Obrigado por ler.

Leia anterior

Guarda Civil Municipal de Valinhos apreende indivíduo com entorpecente no terminal rodoviário

Leia a seguir

Empreender também precisa de planejamento