Estudantes das escolas municipais receberam dispositivo portátil com minicâmera que converte textos em áudio
Nesta etapa foram adquiridos 10 dispositivos ‘OrCam MyEye’, que permitem que pessoas compreendam texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio
Valinhos é a segunda cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que conta com novo dispositivo para promover a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão na rede municipal. A prefeita Capitã Lucimara Godoy entregou nesta quinta-feira, dia 18, os primeiros “óculos inteligentes” adquiridos pela Prefeitura.
Trata-se de um dispositivo com tecnologia assistiva, composto por uma pequena câmera conectável magneticamente a qualquer armação de óculos. O equipamento converte textos em áudio.
Nesta etapa foram adquiridos 10 dispositivos ‘OrCam MyEye’, que permitem que pessoas compreendam texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.
O dispositivo é ativado com gesto de apontar ou apenas por detecção automática do texto. De modo instantâneo e discreto, lê textos impressos em qualquer plataforma, reconhece e nomeia mais de rostos, cédulas, produtos e código de barras, além de identificar ambientes, fornecer data e hora, entre outras funções em tempo real. Funciona sem fios e tem três idiomas: português, inglês e espanhol.
“Um professor cego da nossa rede também será contemplado com o aparelho, fundamental também para promover a autonomia das pessoas”, explica Sandra Perlato, coordenadora da Educação Especial na rede de ensino de Valinhos.