Valinhos realiza 2ª audiência pública para revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social

A 2ª Audiência Pública sobre a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi realizada na noite de terça-feira (17), na Câmara Municipal de Valinhos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, o encontro apresentou as estratégias da Etapa III do plano, com foco na elaboração de ações concretas para enfrentamento do déficit habitacional no município.

Conduzido pelo Departamento de Gestão e Habitação da pasta, o evento contou com a participação de 82 pessoas, sendo que 11 se inscreveram para se manifestar sobre o conteúdo apresentado. Entre os presentes estavam representantes da sociedade civil, secretários municipais, vereadores e conselheiros de habitação.

A secretária Célia Leão destacou a importância da audiência no processo de construção democrática das políticas públicas de moradia. “Este produto final nos dará as diretrizes para alcançar os programas habitacionais prioritários da gestão. Com base nesses estudos, elaboraremos um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal”, afirmou.

Diagnóstico técnico e propostas estratégicas

Durante o encontro, o arquiteto Walter Gustavo, da empresa Ecotécnica — responsável pela consultoria da revisão do plano —, apresentou um panorama detalhado dos estudos realizados desde 2024. O trabalho envolve diagnóstico habitacional, definição de metas, diretrizes e programas, além da previsão de investimentos e fontes de financiamento.

O documento também propõe critérios para monitoramento, avaliação e futuras revisões da política habitacional de Valinhos, com foco na promoção da moradia digna para a população de baixa renda.

Participação ativa da comunidade

Os participantes inscritos trouxeram à tona temas sensíveis como a realocação de famílias em áreas de risco, o impacto da especulação imobiliária, a necessidade de moradias sustentáveis e a atenção especial a núcleos urbanos informais, como o bairro Pinheirinho. Todas as contribuições foram registradas e farão parte do relatório final.

Segundo a secretária adjunta Dulce Maria de Paula, a audiência é parte de um processo que se iniciou com escutas comunitárias em quatro regiões da cidade, realizadas em outubro de 2024 e abril de 2025, além da 1ª audiência pública em março deste ano.

O vídeo completo da audiência está disponível no canal oficial da Câmara Municipal:
🔗 Assista à audiência no YouTube

Leia anterior

Isabela Mapeli realiza sua primeira exposição de arte no Centro Cultural de Valinhos

Leia a seguir

Valinhos realiza vacinação contra a gripe neste sábado (21) em supermercados da cidade