Valinhos avança com a construção da segunda linha de captação do Rio Atibaia

Trabalhos em andamento têm como objetivo trazer à cidade mais 90 litros por segundo; recurso será tratado na ETA II

As obras para construção da segunda linha de captação de água bruta do Rio Atibaia seguem na região do bairro Frutal. De acordo com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), autarquia da Prefeitura de Valinhos, até a manhã desta quarta-feira, 29 de junho, já foram instalados mais de 660 metros de tubulação da nova linha de adução no trecho por gravidade.

Nesta semana as obras seguem em direção à Avenida Remo Oscar Beseggio, na região do Residencial Alvoradas. “A equipe do DAEV está muito empenhada e acompanhando de perto os trabalhos da nova adutora, que vai permitir à cidade ter mais capacidade hídrica e mitigar situações de desabastecimento”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Com trajeto total de 3.834 metros, a nova adutora vai passar por áreas urbana (2,2 mil metros) e rural (1.634 metros), em trechos de gravidade e recalque. A tubulação da nova linha de adução é em tubo de ferro fundido DN 400mm, sendo que o destino final da água será a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.  

O volume a mais a ser captado por meio da nova adutora corresponde a, aproximadamente, 7,7 milhões de litros por dia. Atualmente, Valinhos capta do Rio Atibaia o equivalente a 250 litros por segundo, ou seja, 21,6 milhões de litros por dia. Com os 90 litros por segundo a mais, o município alcançará a captação de 340 litros por segundo, que corresponderá ao total de 29,3 milhões de litros de água bruta por dia no sistema de tratamento de Valinhos.

Leia anterior

Secretaria da Saúde responde demandas de munícipes encaminhadas ao JTV

Leia a seguir

Somente 66% dos prédios públicos de Valinhos tem auto do Corpo de Bombeiros para funcionar