Iniciativa do Centro Cultural Vicente Musselli, com apoio da Prefeitura, levou grupo para assistir ao Coro da cidade de Washington e à Orquestra Mozarteum


Na noite da última quarta-feira (25), um grupo formado por alunos de música, músicos e admiradores dos estilos erudito e clássico teve uma experiência cultural inesquecível na Sala São Paulo, considerada uma das mais importantes casas de concertos do mundo. A atividade foi promovida pelo Centro Cultural Vicente Musselli, a convite do professor e maestro Rone Moreira, com apoio da Prefeitura de Valinhos.
O grupo assistiu à apresentação do renomado Coro da cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, acompanhado pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob a regência da norte-americana Erin Freeman. No repertório, estiveram obras de Emilie Mayer (Sinfonia nº 1) e Ludwig van Beethoven (Missa em Dó Maior, Op. 86).


A proposta do projeto é incentivar a formação de plateias para a música erudita e promover o acesso a concertos de alto nível. A iniciativa emocionou os participantes, muitos dos quais visitavam a Sala São Paulo pela primeira vez.
Emoção e gratidão dos participantes
Ana Júlia Santos Monteiro, de 17 anos, que toca órgão eletrônico, relatou sua emoção:
“É a primeira vez que venho à Sala São Paulo e fiquei encantada. A apresentação foi grandiosa. Quero voltar mais vezes.”
O casal Vivian e Marcos Medeiros também celebrou a oportunidade:
“É um privilégio estar aqui. A promoção e o incentivo à cultura são importantes para todos.”
Para Regina Rigamonti e Sônia Zanetti Moraes, a noite foi especial.
“Sou apaixonada por música clássica. Já participei de coral, e essa apresentação foi fantástica”, disse Sônia, que é pianista.
Projeto com 11 anos e planos de expansão
O maestro Rone Moreira, que também rege a Orquestra Arte Valinhos e leciona no Centro Cultural, explicou que o projeto de levar grupos a concertos existe há 11 anos e será expandido em 2025.
“Queremos despertar o lado artístico das pessoas, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o Mozarteum.”
O secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, Fabrício Bizarri, destacou o papel social e educativo da ação:
“Ver nossos alunos e professores encantados com uma apresentação como essa mostra que estamos na direção certa. A arte transforma vidas.”