Valinhos foi recentemente classificada como a cidade mais segura do Brasil, liderando o ranking de segurança divulgado pelo guia imobiliário MySide. O estudo cruzou dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisando a taxa de homicídios em municípios de todo o país. Com uma taxa de apenas 0,9 homicídios por 100 mil habitantes, Valinhos alcançou a menor taxa entre as cidades brasileiras avaliadas.
Além de Valinhos, outras sete cidades paulistas estão entre as dez mais seguras. O levantamento considerou apenas municípios com população acima de 100 mil habitantes.
Ranking das cidades mais seguras do Brasil:
1º Valinhos – SP (0,9 assassinatos/100 mil habitantes)
2º Botucatu – SP (1,4 assassinatos/100 mil habitantes)
3º Tatuí – SP (1,6 assassinatos/100 mil habitantes)
4º Sertãozinho – SP (2,4 assassinatos/100 mil habitantes)
5º Jaraguá do Sul – SC (2,8 assassinatos/100 mil habitantes)
6º Várzea Paulista – SP (3,4 assassinatos/100 mil habitantes)
7º Indaiatuba – SP (3,4 assassinatos/100 mil habitantes)
8º Votorantim – SP (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
9º Araxá – MG (3,6 assassinatos/100 mil habitantes)
10º Santana de Parnaíba – SP (3,9 assassinatos/100 mil habitantes)
O ranking considera apenas municípios com 100 mil habitantes ou mais. As cidades com população inferior a este número foram excluídas.
Valinhos, Botucatu e Tatuí, cidades do estado de São Paulo, ocupam as primeiras posições no ranking de segurança no Brasil, e segundo o estudo, este resultado é através de investimentos contínuos em segurança pública e infraestrutura urbana. O governo paulista tem priorizado a formação de suas forças policiais e implementado tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância e centros de inteligência, que contribuem para a proteção dos cidadãos e a redução das taxas de criminalidade.