News

Valinhos enfrenta escassez de chuvas em agosto e fecha abaixo da média

A estiagem deverá persistir até meados de outubro, quando se espera o retorno do período chuvoso

DAEV divulga dados alarmantes sobre precipitação, enquanto a expectativa de chuvas em setembro traz esperança

O município de Valinhos experimentou mais um mês com índices de chuvas abaixo do esperado em agosto, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). A cidade registrou apenas 22 milímetros de precipitação, quando o volume esperado era de 36 milímetros, representando apenas 58% do esperado para o período.

Com a predominância de tempo seco e as chuvas abaixo da média, aumentam as preocupações com as ocorrências de queimadas na região. Historicamente, o mês de agosto é conhecido por ser um período de estiagem intensa em toda a região.

Segundo dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a expectativa é de que as chuvas aumentem em setembro, em comparação com os meses de agosto e julho. A média histórica para os 30 dias em toda a região de Campinas está estimada em cerca de 62 milímetros.

A estiagem deverá persistir até meados de outubro, quando se espera o retorno do período chuvoso, com o auge das precipitações previsto para os meses de dezembro e janeiro. Até lá, a população é instada a fazer uso consciente da água e a evitar atividades que possam desencadear incêndios em áreas próximas a matas e vegetação.

Leia anterior

Famílias podem se inscrever antecipadamente para Campanha de Natal do Fundo Social

Leia a seguir

Desfile de 7 de Setembro de Valinhos terá Orquestra, fanfarra e food truck