Museu de Valinhos recebe exposição “Salvem Nossos Figos” com obras de 20 artistas

De 4 a 31 de outubro, o Museu Municipal de Valinhos “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” abre suas portas para a exposição “Salvem Nossos Figos”, que reúne 60 fotografias registradas pelo artista Genivaldo Amorim. As imagens retratam figos de argila confeccionados pelo artesão Aldemir Cândido e pintados por 20 artistas convidados.

O lançamento da mostra acontece no dia 3 de outubro, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e busca provocar uma reflexão sobre a preservação do figo, símbolo da cidade, conhecida nacionalmente como a “Capital do Figo Roxo”.

A exposição integra um dos projetos mais conhecidos do coletivo Ocupe.Arte, fundado por Amorim e pelo fotógrafo e produtor cultural Tomás Cajueiro. Em agosto deste ano, 60 figos de cerâmica pintados foram espalhados por diferentes pontos da cidade, em uma espécie de caça ao tesouro artístico. As fotos em exibição registram justamente essa ação.

Segundo Amorim, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc em 2024, o projeto tem um significado duplo: chamar atenção para a queda na produção do figo em Valinhos, cada vez mais ameaçada pelo avanço de empreendimentos imobiliários, e, ao mesmo tempo, convidar a população a “salvar” os figos artísticos, já que quem encontrava as peças poderia levá-las para casa.

Entre os artistas participantes desta edição estão: Amanda Barroso, Anderson Vicentini, Aninha Pinke, Arlete Luthold, Beatriz Amorim, Carol Zechinatto, Carriero (Campinas), Eliete Tordin, Fabia Betim, Fábio Vieira, Guairá, Jerci Maccari, Kamis Souto, Kláu Itami, Lira, Mauricio Kaschel, Melissa Costa, Pedro Colletto, Vinasz e Yoel Quezada.

Serviço

Exposição “Salvem Nossos Figos”
📍 Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” – R. Doze de Outubro, s/nº, Centro (Estação Ferroviária), Valinhos – SP
📅 Abertura: 3 de outubro (sexta-feira), às 19h
⏰ Visitação: de 4 a 31 de outubro, de terça a sábado, das 9h às 16h
🎟 Entrada gratuita – Classificação livre

Leia anterior

Cidade japonesa aprova lei que limita uso de telas a 2 horas por dia

Leia a seguir

Valinhos terá Mutirão de mamografia neste sábado no CEV 1