Valinhos inicia Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal

A Prefeitura de Valinhos deu início, nesta última semana, à Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Organizada pela Secretaria da Saúde, através do Departamento de Odontologia, a ação ocorre simultaneamente à Campanha Novembro Azul, voltada para o combate ao câncer de próstata.

De acordo com Nayene Leocádia Manzutti Eid, diretora do Departamento de Odontologia, o câncer bucal é o quinto tumor mais comum entre os homens no Brasil, afetando principalmente homens acima dos 40 anos e sendo cerca de três vezes mais prevalente neles do que nas mulheres. “Em seu estágio inicial, o câncer de boca geralmente não apresenta sintomas, mas pode ser diagnosticado precocemente em consultas de rotina com o cirurgião-dentista. Placas brancas ou vermelhas e pequenas úlceras, por exemplo, podem ser identificadas no início, aumentando a chance de cura”, destaca Nayene.

A campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nas UBSs Bom Retiro, Paraíso e São Marcos, o atendimento também será oferecido das 16h às 18h. Os moradores podem procurar as equipes de saúde bucal nas UBSs para realizar o exame da cavidade oral, feito por cirurgiões-dentistas e sem necessidade de agendamento prévio.

Nos casos em que forem detectadas alterações, o paciente será agendado para um retorno e, se necessário, encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para acompanhamento especializado. Em casos de suspeita de malignidade, o paciente será direcionado diretamente para o estomatologista do CEO, onde é possível realizar a biópsia das lesões. Se o diagnóstico de câncer for confirmado, o tratamento é iniciado imediatamente, com todo o processo conduzido pela rede municipal de saúde.

Leia anterior

ACESA Capuava promove 1º Porco à Paraguaia em dezembro

Leia a seguir

Vinhedo escolhe nova Rainha e Princesas da 61ª Festa da Uva no próximo dia 28