Valinhos inicia desassoreamento do Córrego Invernada para prevenir alagamentos

As obras abrangem uma série de melhorias, desde a instalação de aduelas até ajustes na drenagem superficial

Valinhos deu início a uma importante ação de desassoreamento do Córrego Invernada. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas preventivas adotadas pelo governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy visando evitar alagamentos antes da chegada do período mais intenso de chuvas.

A cidade enfrentou desafios significativos durante a temporada de chuvas entre dezembro e fevereiro, o que agravou os problemas estruturais existentes. A prefeitura tomou medidas emergenciais e buscou recursos externos para lidar com essas situações, e agora, com o desassoreamento do Córrego Invernada, procura prevenir futuros transtornos.

O desassoreamento do córrego envolve a limpeza dos bancos de areia que se acumulam no leito do córrego ao longo do tempo devido ao arrasto das águas. Essa ação visa não apenas garantir a fluidez do córrego, mas também reduzir o risco de inundações em áreas críticas da cidade.

O secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon, explicou que a operação conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana para coordenar o fluxo de veículos durante o desassoreamento. Além disso, Mengon mencionou que obras semelhantes estão sendo concluídas em outros locais da cidade, como o desassoreamento do córrego Mathias nos trechos da Rodoviária, Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa (CACC) e Praça Brasil 500 anos. Além disso, várias limpezas de boca de lobo e galerias de águas pluviais já foram realizadas.

A Prefeitura já finalizou obras em sete pontos da cidade que foram danificados devido às chuvas da última temporada, totalizando um investimento de R$ 14 milhões. Entre essas obras, destacam-se a recuperação da Rua Laerte de Paiva, no bairro Macuco, que sofreu erosão devido a infiltrações provocadas pelas chuvas. A estrada Luiz de Queiroz Guimarães, na Reforma Agrária, também passou por obras de contenção e estabilização de talude erodido.

Outros locais beneficiados incluem a Estrada Governador Mário Covas, no bairro Sigrist, onde a ponte de madeira foi substituída por aduelas de concreto, a Rua Antonio Musselli, no bairro Monte Verde, que recebeu melhorias na margem da via, e a recuperação e proteção do talude do córrego da Rua Silvestre Chiari, no Bom Retiro, que envolveu a construção de um muro de contenção.

Além disso, a Rua Ernesto Pochio, no Beira Rio, foi alvo de intervenções para proteção do talude existente nas margens do pesqueiro e a construção de um canal aberto em concreto. As obras abrangem uma série de melhorias, desde a instalação de aduelas até ajustes na drenagem superficial.

Com essas ações, a Prefeitura de Valinhos está demonstrando seu compromisso em proteger a cidade de alagamentos e garantir a segurança e a qualidade de vida de seus cidadãos durante o período de chuvas intensas.

Leia anterior

Orquestra Filarmônica de Valinhos celebra 19º aniversário com Concerto da Primavera

Leia a seguir

Valinhos recebe a 6ª Etapa do Circuito Regional de Natação com 325 atletas