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Valinhos possui dez alunos com deficiência auditiva matriculados na rede municipal de educação

A importância da Educação Inclusiva sempre foi um tema de grande relevância, principalmente para que todos munícipes possam ter a mesma qualidade de ensino. Segundo informações da Secretaria de Educação, atualmente há dez alunos com deficiência auditiva matriculados em Valinhos. Seis com surdez severa ou profunda e quatro com deficiência auditiva moderada ou leve. Estes alunos têm entre 3 e 15 anos de idade e estão matriculados nos seguintes anos: maternal II; 2º, 5º; 6º; 8º e 9º.

Entretanto, no momento o município não dispõe de professores bilíngues, os alunos surdos são atendidos por intérpretes de Libras.

Ainda de acordo com a municipalidade, o suporte aos alunos surdos é realizado por intermédio de intérpretes de Libras, que são facilitadores do processo comunicacional entre alunos e os demais atores do processo de ensino-aprendizagem. Há também o atendimento na sala de recursos da deficiência auditiva na perspectiva do atendimento educacional especializado, bem como, atendimento em instituição parceira que também faz trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outros complementares que maximizam o processo de aprendizagem.

Existe também em Valinhos, o Núcleo de Atendimento da Educação Especial (NAEE), setor da Secretaria Municipal da Educação, que realiza o atendimento a toda a comunidade com vistas a promover a inclusão destes alunos no ambiente escolar e realiza ações intersetoriais que possam contribuir com o avanço e o desenvolvimento dos alunos e de todos os envolvidos na rede de educação do município.

Para aqueles munícipes que desejam matricular o filho com surdez na rede, Valinhos não faz distinção para a matrícula em escola regular. A família pode procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência.

Além disso, o município dispõe de algumas formas de atendimento a este público. São duas frentes que realizam o atendimento direto do aluno e de seus familiares.

A primeira é a sala de recursos da deficiência auditiva. Esta está localizada nas dependências da EMEB Dom Bosco e conta com duas profissionais efetivas (professoras concursadas especialistas). Estas realizam o atendimento educacional especializado no contraturno com vistas a maximizar suas habilidades e competências e, estas por sua vez, permitem ao aluno ter maior sucesso no ensino regular.

As professoras da sala de recursos atuam com uma gama de atividades, bem como Libras, para que o estudante tenha sua autonomia e desenvolvimento.

Há, ainda, o atendimento realizado pela ACESA, que é a instituição parceira pelo chamamento público realizado pelo município. Este atendimento também realiza o trabalho do AEE bem como terapias complementares. Os estudantes são encaminhados para estes serviços pelo NAEE, que tem técnicos responsáveis que realizam a observação in loco dos alunos e enviam para o serviço mais adequado para estes.

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