News

Valinhos promove cuidados paliativos pioneiros com o lançamento do Programa ‘PaliaSus Valinhos’

Em 8 de novembro de 2023, a Prefeitura de Valinhos lançará o “PaliaSus Valinhos”, um Programa Municipal de Cuidados Paliativos sem precedentes na região. Os atendimentos serão direcionados aos pacientes oncológicos e realizados no Ambulatório de Cuidados Paliativos, situado no Centro de Especialidades (CEV II).

A prefeita Capitã Lucimara de Godoy destaca que, além de abordar problemas estruturais na área da saúde e eliminar filas, a criação desse programa com recursos próprios atinge outro objetivo fundamental: fornecer serviços públicos de alta qualidade e empatia aos habitantes de Valinhos.

Desenvolvido pela Secretaria de Saúde, o programa engloba várias estratégias destinadas a aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias diante de doenças com risco de vida. Ele visa à prevenção e ao alívio do sofrimento, identificação precoce, avaliação e tratamento de dores e outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, médicos especializados em cuidados paliativos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas será responsável pelos atendimentos.

Inicialmente, o programa visa pacientes oncológicos que residem em Valinhos. Os dados da Secretaria de Saúde mostram que, entre janeiro e agosto deste ano, 92 pessoas iniciaram tratamento contra o câncer no município. O atendimento estará disponível para pacientes com capacidade de locomoção que não fazem uso de dispositivos municipais. Aqueles que precisam desses dispositivos continuarão a ser atendidos pelo Programa Melhor em Casa.

Os encaminhamentos serão realizados por toda a rede de saúde do município, incluindo serviços de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Santa Casa e hospitais oncológicos de referência na região. O secretário da pasta, João Gabriel Vieira, explica que também receberão encaminhamentos de pacientes valinhenses que buscaram atendimento em outros municípios. A partir disso, será feita uma triagem para determinar o plano de cuidados de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Os atendimentos serão agendados e ocorrerão todas as quartas-feiras, das 13h às 17h, no Centro de Especialidades (CEV II), que abriga o Ambulatório de Cuidados Paliativos, localizado na Rua João Bissoto Filho, nº 21, Ortizes.

Leia anterior

A Inteligência Artificial e as prováveis mudanças no mercado financeiro

Leia a seguir

Projeto ACES Cultural: Uma jornada de educação e criatividade para crianças e adolescentes em Valinhos