As embalagens devem ser levadas para a sede da Associação Nipo-Brasileira, no bairro Macuco
A Prefeitura de Valinhos, em colaboração com o Sindicato Rural e a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco, realizará em 19 de julho, das 8h às 14h, mais uma edição do programa de coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas descartadas por produtores rurais. Esta iniciativa faz parte do Dia Verde-Azul, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
As embalagens poderão ser entregues na sede da Associação Nipo-Brasileira, situada na Rua Valdemar Lazaretti, nº 165, no bairro Macuco, onde serão separadas e colocadas em bags. Um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos estará no local para recebê-las e, posteriormente, transportá-las para o ponto de coleta da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp).
O secretário José Eduardo Camargo enfatiza que essa ação, integrada ao Programa Valinhos Agro, é conhecida no setor como Logística Reversa de Embalagens de Defensivo Agrícola, visando o recolhimento e a destinação ambientalmente adequada das embalagens conforme as normas vigentes. Na última edição, em julho de 2023, foram recolhidas 3.224 unidades vazias de defensivos agrícolas, incluindo tampas e embalagens flexíveis.
Segundo o secretário adjunto Aluísio Mamprim, o apoio da Adiaesp é fundamental. “A Adiaesp tem como missão gerir o recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em São Paulo e operar representando os associados diante das autoridades públicas, contribuindo para o cumprimento da legislação”, destaca.
RECONHECIMENTO
O programa de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas rendeu à Prefeitura de Valinhos um prêmio em 2023 durante a 16ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental RAC/Sanasa. O município foi premiado com a medalha de bronze na categoria Poder Público, reconhecendo iniciativas voltadas para a proteção ambiental e o desenvolvimento de soluções sustentáveis.