Vulnerabilidade social extrema está concentrada predominantemente na região central e 90% dos atingidos são homens
Por Bruno Marques
Estão em situação de rua em Valinhos cerca de 176 pessoas. A contagem é da Secretaria de Assistência Social do município, que enumerou somente o montante que é acompanhado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social. Portanto, o número total pode oscilar diariamente e ser ainda maior.
Questionada por esta reportagem, a Pasta do Executivo esclareceu informações sobre o perfil e localidades dos cidadãos em condição de vulnerabilidade social e sua atuação no referido problema.
Perfil
Dentro do mapeamento efetuado, a maioria é do sexo masculino – quase 90%. Foram contabilizadas 19 mulheres, uma delas com mais de 60 anos. Há pessoas em situação de rua com idade entre 18 e 59 anos.
A escolaridade da maioria é ensino fundamental completo, seguido de fundamental incompleto. Do total, 116 recebem benefício social.
Locais
A maior parte das pessoas em situação de rua de Valinhos está concentrada na região central, em locais como o CACC, rodoviária, estação ferroviária, em frente à Prefeitura e imediações.
Também são encontrados cidadãos marginalizados na Vila Embaré, Vila Angeli, Vila Bissoto e Castelo.
Atuação
A equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social, da Secretaria de Assistência Social, afirmou ao JTV, que segue o preconizado na tipificação nacional de serviços socioassistenciais e faz a sensibilização desse público com ações direcionadas à recuperação de sua sociabilidade e ao fortalecimento de vínculos interpessoais, visando a recuperação da autonomia.
Segundo a equipe, é oferecido higiene pessoal, abrigo e alimentação, além de encaminhamentos a outros serviços e políticas públicas para a reinserção social. Também é realizada a ‘Operação Inverno’.
Para orientação
Esse Serviço Especializado em Abordagem Social, da Secretaria de Assistência Social, funciona na Avenida dos Esportes, 303, Vila Olivo (fundos). O telefone é o (19) 3829-1161.