News

Valores a Receber dos Bancos

Desde o último dia 7 foi aberta novamente a consulta pelo site do Banco Central de valores “esquecidos” ou abandonados nos bancos e outras instituições financeiras. São mais de R$ 6 bilhões, conforme dados do próprio Bacen.

Essa já é uma segunda etapa do processo que foi criado para auxiliar os cidadãos no recebimento desses recursos.

Você ou alguém de sua família (inclusive falecidos) pode ter recursos disponíveis para saque. Em sua grande maioria os valores não são significativos, mas por menores que sejam não devem ser deixados de lado. Além disso, também está disponível consulta para CNPJ caso você tenha sido sócio ou propríetário de uma empresa.

Uma das maiores novidades nessa segunda etapa é a possibilidade de consulta e recebimento de valores de falecidos e o recebimento por chave PIX. Neste caso, só é possível consultar a instituição e cada uma delas vai definir quais documentos serão necessários para levantar os valores. Normalmente são os documentos pessoais, certidão de óbito e documentos de inventário ou partilha de bens, se tiver sido feito.

Outra novidade é que para consultar e solicitar o crédito dos valores é necessário ter uma conta gov.br do nível prata ou ouro.

Logo de cara no site ttps://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber há um vídeo muito esclarecedor. Vale a pena assistir e até divulgá-lo para pessoas próximas.

É importante tomar cuidado para não cair em alguma tentativa de fraude. O acesso somente deve ser feito pelo site do Banco Central ou diretamente pelo www.valoresareceber.gov.br.

Outro detalhe importante é que não há nenhum custo para fazer a consulta ou para levantar os valores. É tudo totalmente gratuito.

O processo é simples e vale a pena para recuperar essas valores. Caso tenha dificuldades peça ajuda a alguém de sua confiança

Leia anterior

Comandante da PM se posiciona sobre reclamações de moradores do bairro Castelo

Leia a seguir

Dia 2 do Biban 2023 prepara o terreno para lançar mais de US$ 1,5 bilhão em acordos