Menor renovação da história do Câmara de Valinhos reelege 12 dos 14 parlamentares que concorreram e recoloca quatro de outras legislaturas
Por Bruno Marques
Com clima festivo, a primeira sessão ordinária após a eleição estava com o plenário superlotado. O vereador Franklin (PL) foi parabenizado por todos por sua vitória nas urnas, se tornando prefeito eleito, juntamente com o vereador Mayr (PSDB) como vice.
As congratulações atrasaram o início da sessão que foi iniciada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Toloi (MDB): “Não sou do ‘quanto pior, melhor’. Torço para que façam uma boa administração. Estou saindo da política, mas saio com a alma limpa”.
Todos os 17 vereadores discursaram agradecendo os votos recebidos e parabenizando os eleitos.
Dos 19 ganhadores, apenas dois se elegeram pela primeira vez
O resultado da eleição trouxe, de longe, a menor renovação da história do Câmara de Valinhos reelege 12 dos 14 parlamentares que concorreram ao Legislativo e recoloca quatro de outras legislaturas. O percentual de novos candidatos que venceram pela primeira vez equivale a apenas 10,5%.
Pela sétima vez
Henrique Conti (Republicanos) comemorou a reeleição e o recorde de sete mandatos.
Alexandre Japa (PRD) e Thiago Samasso (PSD) comemoraram que triplicaram suas votações.
Cobranças pelas promessas
Marcelo Yoshida (PT) também parabenizou os eleitos, mas afirmou que vai cobrar pelas promessas de campanha de Franklin, como reverter a privatização do DAEV, a regulamentação da preservação da Serra dos Cocais, entre outras.
Discursos de vitória
“A maioria esmagadora queria mudança. E ela aconteceu. Lucimara, você teve a chance e não aproveitou”, afirmou Mayr que foi novamente eleito vice-prefeito.
“Vencemos nas urnas. Guardemos as armas e vamos unir quem acredita numa nova Valinhos”, discursou Franklin.
Em tom apaziguador, Franklin também ponderou: “Precisamos da oposição para que nos aponte coisas que às vezes podemos não ver”.
Por fim, o prefeito eleito parabenizou os adversários, comemorou que terá uma Câmara fortificada e projetou uma transição de governo tranquila.