Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) deteve parlamentares e um assessor na manhã de hoje
Em Hortolândia, cidade também pertencente à Região Metropolitana de Campinas (RMC), dois vereadores foram presos na manhã de hoje, dia 18, por, supostamente, praticarem o crime de ‘rachadinha’.
Os mandados de prisão contra os vereadores Enoque Leal Moura (MDB), Márcia Cristina Campos (PSB) e o assessor Isaac Santos Souza foram cumpridos pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Piracicaba. A expedição do mandado foi feito pela 1ª Vara Criminal de Hortolândia.
No inquérito, o Ministério Público afirma que as investigações apontaram que Enoque, ainda nos primeiros meses do atual mandato, abordou seu chefe de gabinete parlamentar, que é subordinado a ele, e exigiu uma quantia de R$ 1.280.
Ainda segundo o MP, o chefe de gabinete, com medo de ser exonerado, transferiu o valor exigido no dia 19 de fevereiro de 2021.
A prática criminosa teria se repetido outras duas vezes, sendo que na terceira, o chefe de gabinete se recusou a repassar o valor. A recusa, de acordo com o Ministério Público, resultou na exoneração do servidor.
O que é ‘rachadinha’?
A rachadinha ocorre quando o gabinete de um parlamentar contrata alguém com a condição de que vai ficar com parte do salário da pessoa. É crime.