News

Vereadores recebem Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

Previsão inicial é de uma arrecadação total de R$ 1.086.950.450, considerando os números da Prefeitura, do Departamento de Águas e Esgotos e do Valiprev

Por Bruno Marques

Começou a tramitar na sessão desta terça-feira, 4, projeto de lei encaminhado pela prefeita Lucimara Godoy (PSD), que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2025. O texto fixa as metas e prioridades que vão orientar a proposta orçamentária do ano que vem. A previsão inicial é de uma arrecadação total de R$ 1.086.950.450, considerando os números da Prefeitura, do Departamento de Águas e Esgotos e do Valiprev.

Conforme demonstrou a diretora da Secretaria da Fazenda, Rebeca Leardini, durante audiência pública do Poder Executivo, os valores previstos de arrecadação em 2025 são 1,45% superior ao projetado neste ano. A votação em plenário da LDO 2025 deve ocorrer antes do recesso parlamentar.

Audiência pública

A Câmara marcou audiência pública para apresentação do projeto à população. A audiência será no dia 20 de junho, quinta-feira, às 19h, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pelo Facebook, pelo Youtube e pelo site.

Árvores plantadas e árvores cortadas

Fábio Damasceno (Republicanos) falou sobre Meio Ambiente, e afirmou que plantou quatro árvores na praça do bairro São Jorge. Ele também destacou a entrada no mês junho violeta, dedicado à Conscientização da Violência conta a Pessoa Idosa.

Henrique Conti (Republicanos) criticou veementemente o corte e despejo de uma árvore no Frutal: “Agora quem vai pagar o alambrado cortado?”. Mayr (PSDB) cobrou, mais uma vez, a colocação de placas de denominação e que famílias dos homenageados sejam convidadas para cerimônias.

Recapeamento e iluminação

Líder do governo municipal, César Rocha (Podemos) afirmou que o programa ‘Asfalto de verdade’ já cumpriu metade do cronograma iniciado em novembro. “Até agora foram 89 vias e 46.700km recapeados. Devemos chegar a 207 locais”, garantiu. Ele também afirmou que não haverá aumento nas tarifas de água.

Alécio Cau (PSB) criticou a escuridão no trecho da Avenida Joaquim Alves Corrêa próximo ao hospital Galileo e pediu extensão da iluminação pública no local. Ele também mostrou rachadura no muro de arrimo da pista de skate no Parque Municipal e solicitou poda de árvore e redutor de velocidade na Fonte Mécia.

Edinho Garcia (PRD) pediu a construção de mais um teatro na cidade. Ele também cobrou iluminação pública com prioridade a locais onde ainda não há. Por fim, também afirmou que tem sempre foi fiel à Administração Municipal, mas que se sentia sacaneado em relação ao projeto de abrigo para motoboys.

Alexandre Japa (PRD) solicitou revitalização em quadras esportivas e uma lombada na Rua Cintra, no Parque Portugal. Em relação ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), Marcelo Yoshida (PT) ressaltou a importância de Valinhos evitar e se preparar para catástrofes climáticas.

Ordem do Dia

Na parte da Ordem do Dia, o vereador Henrique Conti reforçou a solicitação de instalação de câmeras na saída do bosque do Frutal após um despejo criminoso de entulhos e pneus em local proibido. Ele também criticou a mudança para sentido único de via no Macuco: “Isso é um menosprezo aos agricultores que agora terão que dar uma volta gigantesca no bairro”.

Leia anterior

Torneio “Rei e Rainha da Quadra 2024” ocorre nos próximos finais de semana, de 8 a 23 de junho

Leia a seguir

Agenda de Eventos em Campinas e Região: Festa do Peão de Americana, Di Ferrero, Só Pra Contrariar e Toquinho