Holandês havia perdido a pole para Russell após punição. Leclerc e Piastri completaram o pódio
Por Bruno Marques
Mesmo com o tetracampeonato já conquistado com três etapas de antecipação, Max Verstappen não só mostrou porque é tetra consecutivo, mas também porque é um dos melhores da história.
Sem ter mais a obrigação de vencer este ano, o recém tetracampeão marcou a pole no sábado. Porém, perdeu a primeira posição do grid por ter atrapalhado uma volta de George Russell, mesmo não sendo volta rápida do inglês.
Russell ficou com a pole e Verstappen em segundo. Contudo, bastou uma ótima largada para o holandês tomar a ponta logo na primeira curva, e partir com autoridade para sua nona vitória no ano, 63ª na F1.
Charles Leclerc (Ferrari), com regularidade, chegou em 2º e mantém-se candidato à briga pelo vice. Oscar Piastri (McLaren) completou o pódio.
5 equipes diferentes no Top 5
George Russell (Mercedes) foi o 4º, à frente de Pierre Gasly (Alpine), o 5º, que conseguiu seu segundo melhor resultado no ano.
Carlos Sainz Jr. (Ferrari) ficou em 6º, seguido por Fernando Alonso (Aston Martin), o 7º. A surpresa foi Guanyu Zhou em 8º, marcando os primeiros pontos da Sauber na temporada. O chinês, que está sem time para o ano que vem, foi eleito o piloto do dia.
Kevin Magnussen (Haas), que também está sem vaga para 2025, fechou em 9º, à frente de Lando Norris (McLaren), que chegou apenas em 10º após tomar punição por andar rápido demais sob bandeira amarela.
Vice e Construtores
Com o resultado do GP do Qatar, a Ferrari continua na briga não só nos Construtores, mas também na disputa pelo vice.
A Scuderia está 21 pontos atrás da McLaren faltando apenas uma etapa para o fim do campeonato.
Já Charles Leclerc, está apenas 8 pontos atrás de Lando Norris. Das últimas 5 corridas, 4 o monegasco chego à frente do inglês. E forem 3 pódios para o piloto da Ferrari, incluindo uma vitória, e apenas um do da McLaren.
O GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada 2024, tem classificação às 11h no sábado, e corrida às 10h, no domingo.